Koenigsegg Agera R bate recorde de velocidade e frenagem

Superesportivo sueco de 1.130 cv acelerou até os 300 km/h e freou em 21,1 s

Koenigsseg Agera R | Imagem: Koenigsseg

A fama de um carro superesportivo não é moldada apenas pela velocidade. Um modelo de respeito, além de acelerar com vigor, também tem de frear com extrema eficiência. Uma forma de testar essa capacidade é a prova do 0-300-0, que consiste em partir da imobilidade e até os 300 km/h e em seguida “montar” no pedal de freio até o veículo parar totalmente. Quanto mais baixo o tempo na prova, melhor é a máquina.

É o caso do Koenigsseg Agera R, o novo recordista reconhecido pelo Guiness Book, o livro dos recordes. O modelo cumpriu a prova em 21,19 segundos.

E não foi só uma nova marca superior, o resultado do Agera R “pulveriza” a melhor marca passada, curiosamente detida por outro Koenigsseg, o CCX com o tempo de 29,2 s.

Tal desempenho é possível graças ao motor 5.0 V8 biturbo flex (ele roda com E85) 1.115 cv e torque máximo de 122,3 kgfm, que vai ligado a transmissão de 7 marchas e dupla embreagem. Já o sistema de freio possui discos de cerâmica, material que dissipa o calor da peça de forma mais rápida, diferente de componentes feitos com ligas metálicas.

Fabricado da Suécia, o Koenigsseg Agera R é um dos carros mais rápidos do mundo, ao lado de modelos como o Bugatti Veyron e o Lamborghini Aventador. Segundo a fabricante, o modelo recordista no 0-300-0 pode ainda atingir a velocidade máxima de 375 km/h. Já seu tempo de aceleração no 0 a 100 km/h é inferior a 3 segundos.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!