Carros elétricos terão de fazer barulho nos EUA

Sinal sonoro será necessário para diminuir o risco de atropelamentos de pedestres distraídos

Tesla Roadster | Imagem: divulgação

A era dos automóveis elétricos já começou e trouxe consigo uma série de novos costumes e necessidades que passam a fazer parte do cotidiano do motorista “eletrificado”. Mas a principal entidade de segurança veicular dos Estados Unidos, a NHTSA, está preocupada justamente com uma das virtudes desse novo tipo de carro: o silêncio absoluto do veículo enquanto roda.

Ao não emitir ruídos perceptíveis para quem está do lado de fora, os carros elétricos representam um risco a pedestres distraídos e deficientes visuais, que podem não perceber a aproximação do veículo e acabarem atropeladas. Por conta disso, a NHTSA estuda formar de se conseguir uma sinalização sonora padronizada e adequada para este tipo de automóvel.

A preocupação com o assunto veio a tona com o aumento das vendas de veículos híbridos, que em certos momentos também podem rodar somente por eletricidade, e o surgimento recente de opções palpáveis de veículos com motorização 100% por energia elétrica. O Nissan Leaf, o elétrico mais vendido nos EUA, já emite sons de alerta quando está em movimento. No entanto, é o único de seu segmento a trazer esse recurso.

A implantação da nova regra exigirá ainda uma série de estudos sobre impacto ambiental e social, uma vez que é mais um novo ruído a dividir espaço com o ronco de motores a explosão. A previsão é que a lei seja promulgada somente em janeiro de 2014, sem contar ainda o período para adaptação da indústria em relação ao novo item, caso seja de fato aprovada.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Modelo ganhou novo visual e alguns equipamentos interessantes. Assista
Aviação
Maior avião brasileira está combatendo incêndios no Pantanal

Maior avião brasileira está combatendo incêndios no Pantanal

Embraer KC-390 da FAB pode ser convertido para avião bombeiro. Veja como funciona
MOTOO
Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Uma das maiores montadoras do mundo, a gigante indiana construiu fábrica própria em Manaus para produção de motocicletas