Chery confirma carro exclusivo para o Brasil

Modelo inédito da marca chinesa será feito em Jacareí (SP), possivelmente em 2015

Chery Celer estreia no Brasil por R$ 35.990 | Imagem: Chery

A exemplo da JAC Motors, que está desenvolvendo um automóvel exclusivo para o mercado brasileiro, a também chinesa Chery vai seguir o mesmo caminho. Segundo Du Weiqiang, vice-presidente mundial da montadora, o produto será um carro compacto e sua produção deve começar em 2015 na fábrica que a empresa está erguendo em Jacareí, no interior de São Paulo – a planta será concluída em 2014.

“O Brasil é um mercado enorme, o quarto do mundo em volume de vendas. Por isso temos que agir rápido e agradar esse público”, contou Weiqiang ao AUTOO, em entrevista em Santiago do Chile.

O executivo, no entanto, não contou nenhum detalhe sobre o veículo, a não ser o seu porte. “Ainda não posso falar sobre esse carro, os diretores na China querem manter sigilo por enquanto”, contou. Weiqiang, todavia, contou que o modelo poderá ficar posicionado entre o QQ e o Celer, que também serão fabricados do Brasil.

Weiqiang também contou sobre o que a fábrica em Jacareí poderá oferecer. “Vamos iniciar nossos trabalhos nessa planta com um ritmo de produção anual de 50 mil carros, isso no primeiro ano. Mais adiante esse volume poderá crescer. A fábrica também poderá servir de pólo de exportação da Chery para outros países na América do Sul, complementando a ação da unidade no Uruguai, que já exporta para o Brasil, Argentina e Paraguai”, explicou o VP da Chery.

Perguntado sobre a possibilidade dos carros da Chery ficarem mais caros ao serem nacionalizados, Weiqiang foi incisivo: “Isso não vai acontecer! Vamos manter os mesmos preços ou quem sabe até, se for possível, reduzir os valores para aumentarmos ainda mais a nossa competitividade”, afirmou.

A Chery vende hoje no Brasil os modelos importados diretamente da China ou montados no Uruguai. Os únicos modelos da marca que vêm do Oriente são o compacto QQ e a linha Celer (hatch e sedã), ao passo que Face, Tiggo e Cielo (hatch e sedã) são oriundos do país sul-americano.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!