Chevrolet Cruze Sport6 lidera o Índice de Segurança do CESVI Brasil

Chevrolet Cruze Sport6 lidera o Índice de Segurança do CESVI Brasil
Chevrolet Cruze Sport6 2018

Chevrolet Cruze Sport6 2018 | Imagem: Divulgação

O Chevrolet Cruze Sport6 em sua versão topo de linha LTZ com todos os opcionais é o modelo que oferece mais itens de segurança entre os carros mais vendidos no Brasil. A constatação é do Índice de Segurança realizado pelo CESVI Brasil, o qual teve sua edição mais recente divulgada na semana passada. 

A nova versão do Índice de Segurança levou em consideração os veículos mais vendidos por categorias específicas de 2016 a 2017 e analisou 460 versões de 69 veículos distribuídos em 15 marcas. De acordo com o CESVI Brasil, empresa responsável pelo estudo, a seleção representa cerca de 90% dos modelos vendidos em nosso país. O levantamento, contudo, deixa de fora os modelos de luxo e com pequena participação no mercado, mas que muitas vezes ostentam tecnologias de ponta. 

No ranking, de acordo com o CESVI, os veículos são classificados numericamente, em que quanto menor for o número da nota (entre 10 e 60), melhor a classificação; e por estrelas, (de 1 a 5), no qual quanto mais estrelas, melhor é a posição do carro no ranking. A pontuação de cada veículo considera pesos diferentes entre cinco grupos básicos de equipamentos de segurança existentes nos mais modernos modelos da indústria, que são: Seguranças Ativa e Passiva; Assistências à Condução e a Segurança e Proteção ao Pedestre.

“O índice é uma forma de apresentar e auxiliar o consumidor e o mercado segurador a identificar os carros mais bem equipados com itens de segurança que visam preservar a vida dos motoristas, passageiros e todos os envolvidos no trânsito. Esses itens tendem a diminuir as fatalidades nas vias, sempre que aliados às boas atitudes do condutor”, explica Alessandro Rubio, coordenador técnico do CESVI Brasil.

Logo depois do Cruze Sport6 LTZ, o Ford EcoSport em suas versões SE e Titanium figuram como os modelos com a maior oferta de equipamentos de segurança no mercado. Na quarta posição volta a figurar o Chevrolet Cruze Sport6, porém na versão de entrada LT. Da quinta até a décima posição o ranking é composto somente por modelos da Ford, com destaque para o EcoSport nas versões FreeStyle e SE, o Focus em sua configuração mais Titanium e a Ranger nas opções XLS 2.2 diesel em configurações 4x2 manual e 4x4 automática.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!