Chevrolet e Volkswagen suspendem produção em algumas fábricas no Brasil

Devido à baixa demanda do setor, modelos como o Trailblazer, S10, T-Cross, Virtus, Polo e Saveiro terão produção interrompida por algum tempo
Chevrolet S10 2024

Chevrolet S10 2024 | Imagem: Divulgação

A Chevrolet e a Volkswagen anunciaram a paralisação temporária de suas fábricas no Brasil devido às baixas vendas no mercado. A General Motors (GM), fabricante dos veículos Chevrolet, e a Volkswagen informaram que as medidas são necessárias diante da estagnação nas vendas e da busca por adequação às demandas do setor.

Os incentivos dados pelo governo federal não foram suficientes para atrair mais consumidores e por isso a saída foi suspender a produção. Quando comparado ao ano de 2020, 2021 e 2022, as vendas dos veículos no Brasil apresentaram uma queda significativa, o que tem impactado diretamente as operações das montadoras.

Chevrolet TrailBlazer 2021
Chevrolet TrailBlazer 2021
Imagem: Divulgação

A fábrica da GM em São José dos Campos, responsável pela produção dos modelos Trailblazer e S10, passará por uma paralisação que afetará cerca de 1.200 trabalhadores. A medida terá início em 3 de julho e terá duração de até dez meses. Durante esse período, o segundo turno da empresa será suspenso, visando enfrentar a queda nas vendas de veículos.

Sugestão de Kleber Silva para o facelift do T-Cross inaugurando a linha 2023 do modelo
Sugestão de Kleber Silva para o facelift do T-Cross inaugurando a linha 2023 do modelo
Imagem: Kleber Silva/KDesign AG

De acordo com a Agência Brasil, a Volkswagen também enfrenta desafios no mercado brasileiro, levando à paralisação temporária de suas fábricas em diferentes unidades do país. A fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná, onde é produzido o modelo T-Cross, já está com um turno em layoff desde o dia 5 de junho, e o outro turno ficará suspenso até sexta-feira (30), em regime de banco de horas.

Volkswagen Polo 2023
Volkswagen Polo 2023
Imagem: Divulgação

Além disso, a unidade de Taubaté, em São Paulo, responsável pelos modelos Polo Track e Novo Polo, teve os dois turnos de produção interrompidos desde o dia 26 de junho, também em regime de banco de horas. Já a fábrica Anchieta, localizada em São Bernardo do Campo, também em São Paulo, que produz os modelos Novo Virtus, Novo Polo, Nivus e Saveiro, passará por férias coletivas de dez dias a partir de 10 de julho.

Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Enquanto isso o governo liberou mais R$ 300 milhões de incentivo para que as marcas possam oferecer descontos para veículos de até 120 mil.

 

 

 

Recomendados por AUTOO

Youtube
Nova Chevrolet Spin 2025

Nova Chevrolet Spin 2025

Minivan renovada quer fazer frente aos quase SUVs do mercado
Aviação
Argentina terá caças F-16

Argentina terá caças F-16

Jato supersônico é rival do Saab Gripen, da Força Aérea Brasileira. Veja quantos aviões nossos vizinhos compraram
AUTOO
Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Acompanhe as notícias sobre automóveis do site de forma mais rápida e prática!