Chevrolet poderá fabricar rival do Jeep Compass na Argentina

Futuro Trailblazer internacional, já oferecido na China e apresentado nos EUA, deve ser produzido no país vizinho
Acima o novo Chevrolet Trailblazer RS 2021 que será vendido nos EUA

Acima o novo Chevrolet Trailblazer RS 2021 que será vendido nos EUA | Imagem: Divulgação

Sem produtos no mercado latino-americano para concorrer com rivais de volume como o Jeep Compass e com o atual Tracker vendendo menos que o Jeep Renegade, a Chevrolet parece estar se organizando para lançar uma ofensiva no mercado dos SUVs compactos e médios nos próximos anos.

Segundo informações do site argentino Cosas de Autos, a fábrica da marca em Rosario (ARG), onde hoje é fábricado o Cruze, está passando por uma reestruturação para ter capacidade de fazer mais produtos, dessa vez utilizando a nova plataforma GEM da Chevrolet que já deu origem aos novos Onix e Onix Plus.

A nova geração do Chevrolet Tracker já roda em testes no Brasil e tem o lançamento estipulado para o primeiro trimestre de 2020. Com o lançamento tão próximo, o site argentino acredita que este modelo deverá ainda ser fabricado em São Caetano do Sul, uma vez que as reformas em Rosario deverão levar mais tempo.

O que deve ser feito no país vizinho, no entanto, está sendo chamado oficialmente de projeto Tango, apenas. Mas essa novidade tem grandes chances de ser a nova geração do Trailblazer, já apresentada nos EUA como modelo 2021 e com lançamento previsto por lá também para o início do ano que vem.

Vale ressaltar que o novo Trailblazer, já mostrado também na China, não tem nenhuma relação com o atual modelo oferecido no Brasil com o mesmo nome, que é derivado da caminhonete S10. No entanto, o fato de a novidade usar a plataforma GEM e de o lançamento do Tracker estar muito próximo são os fatores que tornam grandes as chances de o novo Trailblazer ser feito na Argentina. As vendas da novidade podem levar atédois anos para acontecer, conforme a opinião da imprensa argentina.

O Trailblazer apresetado nos mercados internacionais tem medidas e porte similares ao do Jeep Compass, com 4,41 m de comprimento e 2,64 m de entre-eixos. Isso o colocaria em um espaço no segmento dos SUVs em que a Chevrolet ainda não atua, ficando exatamente entre o novo Tracker e o atual Equinox. Em termos de motorização, o modelo Chinês é oferecido com um motor 1.3 turbinado capaz de entregar 165 cv de potência, número parelho ao do 2.0 flex do Compass, que desenvolve até 166 cv com etanol. 

Acima o conceito FNR-CarryAll: revelado em 2018, ele também foi a inspiração do novo Trailblazer chinês
Acima o conceito FNR-CarryAll: revelado em 2018, ele também foi a inspiração do novo Trailblazer chinês
Imagem: Divulgação

Assine a newsletter semanal do AUTOO!