Quase como um exercício de futurologia, olhar para a foto do carro ao lado pode ser uma antevisão do novo compacto nacional que a Chevrolet fará no Brasil em 2012. Trata-se do novo Aveo, hatch que a GM mostrará em Detroit ainda como um conceito esportivo.

Mas tudo está certo para que o hatch seja fabricado em Michigan a partir de 2011 com a meta de fazer frente à chegada do Ford Fiesta aos Estados Unidos. Baseado claramente no Spark, o compacto de desenho coreano que servirá de inspiração para o projeto Ônix - justamente o hatch e sedã que serão produzidos em Gravataí dentro de dois anos -, o Aveo, no entanto, é mais baixo e longo, um perfil que se encaixa melhor com o gosto do consumidor norte-americano – e brasileiro.

Impensável até antes da crise financeira, a venda de um compacto nos Estados Unidos agora é uma necessidade para todas as principais marcas que atuam lá. Para o bem do planeta, saem de cena alguns V8 beberrões para a entrada de motores compactos e potentes – o Aveo, por exemplo, terá um 1.4 turbo Ecotec de 138 cv, também usado pelo sedã Cruze.

Agile em Detroit

Se realmente estivermos certos, o Salão de Detroit será uma curiosa oportunidade de ver próximos os dois modelos que conviverão aqui: o Aveo e o Agile. O compacto feito na Argentina está no país para ser mostrado para a direção da montadora. Mas a distância entre os dois projetos é imensa: enquanto o Aveo usa uma nova plataforma, o Agile foi criado com componentes de outros modelos da marca como o Classic e o Celta.

Conheça os carros mais vendidos do Brasil nos últimos 10 anos

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/