Chineses lançam cópias de VW Fusca e BMW i3

Jinma KWM220 e Videoev Electric Car são equipados com motores elétricos e baterias de chumbo

Jinma JMW2200 usa elementos que lembram o BMW i3 | Imagem: CarNewsChina

Se por um lado muitas montadoras chinesas se esforçam para conquistar ainda mais os consumidores com automóveis mais modernos, por outro algumas fabricantes da China seguem com o costume de copiar veículos já existentes no mercado. Apenas nesta semana surgiram duas novas cópias asiáticas: o Jinma KWM220, que imita o BMW i3, e o Videoev Electric Car, que “lembra” o Volkswagen Fusca.

No caso do Jinma KWM2200, dá para notar logo de cara que se trata de uma cópia. A carroceria do modelo lembra os kei cars japoneses, com cerca de 3 metros de comprimento, 1,4 m de largura, 1,54 m de altura e distância entre-eixos de 1,93 m. As evidências ficam por conta do desenho dos faróis (que inclusive dispõe de iluminação em LED), grade, para-choques, vincos nas laterais, lanternas e tampa do porta-malas.

Por dentro, o modelo chinês traz painel e acabamento bastante simplórios, além de espaço limitado. Há quatro bancos, sendo dois para adultos e os outros dois mais adequados para crianças.

Na motorização, o Jinma é equipado com um propulsor elétrico, com potência de apenas 4 cavalos, alimentado por uma bateria de chumbo em vez da moderna de íons de lítio, que pode ser recarregada em uma tomada convencional durante sete horas. Segundo a marca, o modelo tem autonomia de 120 quilômetros e pode atingir velocidade máxima de 50 km/h. Seu preço inicial é de US$ 4 mil, algo em torno de R$ 12 mil, sem contar os impostos.

Já a cópia do Fusca é de autoria da Videoev. O carro, ao contrário do KWM2200, é mais fiel em relação ao seu “modelo de base”. A carroceria do novo Videoev Electric Car mantém a carroceria com formato mais arredondado, apesar de contar com duas portas extras, e é fabricado com um plástico bastante leve. O interior também segue a linha do Volkswagen, apesar de ainda não ter sido finalizado.

O Videoev vem equipado com um motor elétrico de 30 cv, também com bateria de chumbo, sem dados de consumo revelados. A marca deve comercializar seu novo modelo a partir de 2016, ainda sem preços divulgados.