Citroën C3 Aircross vai incomodar o Chevrolet Spin? Confira análise

Novidade da marca francesa vai atuar em segmento onde hoje o representante da Chevrolet figura como a única opção
Chevrolet Spin e Citroën C3 Aircross

Chevrolet Spin e Citroën C3 Aircross | Imagem: Montagem Autoo sobre fotos de divulgação

Único “sobrevivente” de uma era onde o leque de opções de automóveis 7 lugares com preço acessível era bem maior, o Chevrolet Spin segue firme no mercado como a única escolha para quem deseja um veículo versátil para o transporte de passageiros ou famílias mais numerosas sem precisar migrar para um SUV muito mais caro. 

Cabe também ao Spin servir como uma excelente alternativa para taxistas, frotistas ou empresas que necessitam de um carro capaz de acomodar bagagens ou itens mais volumosos no porta-malas. 

Demorou um tempo considerável, mas finalmente uma marca olhou para as necessidades desses consumidores e vai oferecer um concorrente direto para o Chevrolet.

A partir do segundo semestre deste ano a Citroën dará início à comercialização do C3 Aircross no país, produto que será fabricado em Porto Real (RJ) ao lado do C4 Cactus e do C3 hatchback. 

Primeiro contato 

Na semana passada, o AUTOO teve a oportunidade de participar da apresentação mundial do C3 Aircross, a qual foi realizada na capital paulista em paralelo a um evento semelhante realizado na Índia.

Ao primeiro contato, o C3 Aircross demonstrou ter uma série de credenciais que ao menos poderá fazer o potencial consumidor de um Chevrolet Spin considerar a aquisição do Citroën. 

Por enquanto a marca francesa optou por não entrar em detalhes sobre a parte mecânica do SUV, entretanto as dimensões da novidade são animadoras. 

O novo C3 Aircross conta com “mais de 4,32 m” de comprimento, nas palavras da Citroën, além de 2,67 m de entre-eixos e 1,80 m de largura. Apenas como comparação, o Chevrolet Spin em suas versões convencionais conta com 4,36 m de comprimento, 2,62 m de entre-eixos e 1,73 m de largura. 

O apelo de robustez do C3 Aircross é realçado pela altura em relação ao solo de 200 mm e o estilo vertical da carroceria para ajudar no espaço dos passageiros na terceira fileira de assentos. 

Impressões da cabine  

Saindo da frieza dos números e partindo para as experiências a bordo do novo C3 Aircross, a (ótima) sensação de espaço interno é algo que cativa logo de cara no SUV nacional. 

Na primeira aparição pública do modelo, a Citroën permitiu o acesso apenas à configuração 5 lugares do C3 Aircross, naturalmente preservando as versões com 7 assentos para o lançamento definitivo do SUV.  

Mesmo assim, já foi possível ter uma excelente ideia sobre a concepção do modelo. O espaço para as pernas e o tronco dos passageiros na segunda fileira de assentos é mais do que elogiável, superando, inclusive, muitos SUVs compactos nesse atributo. 

O porta-malas com capacidade para 489 litros no caso do C3 Aircross, com a medição corretamente executada de acordo com o padrão VDA tradicionalmente aceito, pode ser inferior aos 710 litros do Spin 5 lugares, mas está bem a frente da maioria dos SUVs situados na mesma faixa de tamanho. 

Um ponto interessante já antecipado pela Citroën é que a terceira fileira de assentos no C3 Aircross vai contemplar bancos individuais, que, inclusive, podem ser removíveis (pesando 8 kg cada). A marca garante que “o processo de remoção dos assentos é simples e intuitivo”, sendo que eles poderão ainda ser apenas recolhidos, caso o dono do veículo assim desejar. 

Devo aguardar? 

A previsão, de acordo com a Citroën, é que a chegada definitiva do C3 Aircross às lojas fique para a etapa final de 2023. 

Se você está considerando a compra de um Chevrolet Spin ou gostaria de um automóvel com 7 lugares e preço acessível, a novidade da Citroën, ao menos no primeiro contato, deixou claro que reúne um conjunto de qualidades interessantes para agradar os consumidores do segmento. 

O C3 Aircross ainda é beneficiado por ser desenvolvido sobre uma plataforma moderna (CMP), o que deverá lhe proporcionar bom nível de segurança estrutural, respostas convincentes ao volante e alto conforto acústico e de rodagem, sendo este um ponto primordial para a marca. 

É fato que a Chevrolet não deverá ficar parada e vai trabalhar em melhorias para o Spin no ano que vem para sua futura linha 2025, aprimorando o design, cabine e, quem sabe até, o nível de equipamentos do monovolume. 

Hoje o Chevrolet Spin parte de R$ 103.990 em sua configuração 5 lugares com motor 1.8 e câmbio manual, podendo alcançar R$ 135.990 no catálogo de apelo aventureiro Activ com 7 lugares e transmissão automática. Os preços, no caso, servem como ótimas referências para os futuros valores do C3 Aircross. 

Não sabemos se a Citroën também pegará carona no portfólio da Spin e cogita a oferta de configurações com câmbio manual, provavelmente em conjunto com o motor 1.6 16V flex, para o C3 Aircross, algo que seria interessante para frotistas e empresas. 

É fato que boa parte dos consumidores do Spin, em especial aqueles que utilizam o carro para o trabalho, consideram a motorização aspirada do monovolume um trunfo do modelo, inclusive por conta da manutenção mais barata, o que pode motivar a Citroën a apostar em um propulsor equivalente para o C3 Aircross. A conferir. 

Em resumo, a Citroën soube caprichar na receita para o C3 Aircross, criando um veículo com uma carroceria agradável no estilo e na proporção das formas, com a grande vantagem do habitáculo espaçoso e versátil. Certamente um modelo que promete dar trabalha ao Spin em um futuro próximo. 

Chevrolet Spin e Citroën C3 Aircross

Chevrolet Spin e Citroën C3 Aircross

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