Clássico russo, Lada Niva alcança dois milhões de unidades produzidas

Jipe lançado 1977 ficou famoso no Brasil na década de 1990; próxima geração será lançada em 2016, avisou a AvtoVAZ

Niva alcança 2 milhões de unidades | Imagem: Lada

Camaradas, é hora de prestar homenagem ao mito soviético. A fábrica da AvtoVAZ em Togliatti, na Rússia, concluiu nesta semana a produção de 2 milhões de Lada Niva, alcançada 36 anos após o seu lançamento, em 1977. Considerado um dos carros mais emblemáticos da indústria automobilística russa, o jipe ficou famoso no Brasil na década de 1990, quando as importações de veículos foram liberadas no País.

Compareceram a ocasião o “pai” do Niva, o engenheiro Petr Prosov, e o presidente da montadora, Igor Komarov, que aproveitou o momento para fazer um importante anúncio.

Em discurso na fábrica, o Komarov confirmou a próxima geração do jipe para 2016, aposentando enfim o veterano Niva, que pouco mudou desde o seu lançamento. Por hora, a nova linha do utilitário na Rússia estreia uma nova pintura com tratamento anti-ferrugem cinco vezes mais resistente que o anterior.

Segundo a marca russa, a produção no Niva deve chegar a 50 mil unidades neste ano, das quais 4.000 serão destinadas ao mercado europeu.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!