CNH será renovada em julho de 2015

CRV e CRLV também serão renovados no ano que vem

Nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) | Imagem: Divulgação

Para reduzir as falsificações, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) anunciou que vai reformular a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em julho do ano que vem. Trata-se da primeira modificação do documento em oito anos, que agora vai exibir 8 novos itens de segurança, chegando a 28 itens, que poderão ser lidos pelos policiais através de aplicativos de celulares.

A nova carteira de habilitação será obrigatória a partir do dia 1º de julho em todos os Detrans do País. Esse novo modelo vai começar a ser aplicado apenas no documento dos novos motoristas, sendo que os já habilitados não precisarão trocar seu documento, a não ser que ele esteja inválido. O departamento prevê que em cinco anos todas as carteiras de habilitação serão da nova versão.

Uma das novidades da nova CNH é o QR Code, um novo código de barras bidimensional, que através da câmera de um smartphone, vai permitir a verificação da autenticidade da habilitação, exibindo o CPF do proprietário, código de segurança, código do Renavam, placa e ano de fabricação e modelo do veículo.

Veja também: Entenda como será a nova placa de veículos do Mercosul

O CRV (Certificação de Registro de Veículo) e o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) também serão renovados, após passar longos 15 anos sem alterações. Ambos os documentos também receberão novos itens de segurança, chegando a 17 itens, incluindo o QR Code. A medida deve impedir as fraudes no pagamento de licenciamento e Imposto de Propriedade de Veículo Automotor (IPVA).
 

Assine a newsletter semanal do AUTOO!