Mercedes usa QR code para salvar vidas

Adesivos com informações sobre a estrutura do automóvel ajudam equipes de resgate a atuarem com mais rapidez e segurança

Mercedes-Benz utiliza sistema de QR code para ajudar a agilizar os salvamentos | Imagem: Mercedes-Benz

A Mercedes-Benz está trabalhando em um sistema que pode ajudar equipes de resgate a atuarem rapidamente e com segurança no salvamento de vítimas de acidentes com automóveis.

Usando dois simples adesivos com QR codes (código de barras que pode ser escaneado por smatphones ou tablets), bombeiros, policiais ou paramédicos imediatamente levantam importantes dados do veículo como, por exemplo, onde se deve cortar a carroceria em caso de emergência. Além disso, informa sobre a localização dos airbags, bateria, tanque de combustível, cabos eléctricos, entre outros componentes. Atualmente, as equipes de salvamento dependem de folhas impressas com essas informações ou devem fazer uma consulta on-line.

A partir deste ano, todos os novos veículos da marca terão dois adesivos com os QR codes, um na tampa do tanque de combustível e outro ao lado oposto, na coluna B. Eu seu comunicado, a montadora alemã incentiva as demais fabricantes a utilizarem o sistema de QR codes em seus veículos, pois renunciou ao direito da patente para que outras montadoras possam utilizá-lo.

Veja mais: Veículos da GM estreiam airbag central

A Mercedes-Benz também disponibiliza em seu site a ficha de segurança de todos os seus modelos de produção desde o ano de 1979.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!