Com que frequência eu devo lavar o carro?

Consultamos as fabricantes de tintas automotivas em busca da resposta; confira recomendações
Ao lavar o carro, dê preferência aos produtos voltados a esse fim e não use esponjas abrasivas

Ao lavar o carro, dê preferência aos produtos voltados a esse fim e não use esponjas abrasivas | Imagem: Reprodução internet

Há quem, por prazer e orgulho de ver seu carro sempre reluzente, goste de dar um bom banho em sua máquina todo fim de semana e depois sair por aí exibindo sua joia nas ruas. Outros não ligam muito para isso e só levam o carro a um lava-rápido quando a sujeira é demais. Mas será que existe um tempo ou uma frequência ideal para manter seu carro sempre limpo?

Com essa pergunta em mente, o AUTOO entrou em contato com algumas multinacionais especializadas na produção e fornecimento das tintas que cobrem a carroceria dos mais variados automóveis ao redor do mundo.

Segundo a alemã BASF, o prazo ideal para a lavagem do carro é a cada duas semanas. “A frequência ideal varia de acordo com o nível e tipo de sujeira, pois uma sujeira ocasionada pelo excremento de pássaros ou resina natural de uma árvore por um período maior que uma ou mais semanas pode danificar a pintura de uma forma irreversível e somente com o polimento será possível eliminar esta marca. Assim que observar uma dessas sujeiras, o ideal é retirá-la o quanto antes”, aconselha Fábio Shimozato, gerente do laboratório do desenvolvimento da divisão de tintas automotivas.

Além disso, também é sempre bom evitar o chamado "dano químico", que é causado por produtos que podem entrar em contato com a pintura do carro, como solventes (querosene, piche de asfalto) e maresia/água de praia, sendo recomendado lavar a área sempre que houver contato com algum desses componentes.

Ainda segundo a empresa alemã, é interessante destacar que em alguns casos a temperatura da superfície do carro chega a 60°C, acelerando o processo que causa dano à pintura do veículo. A melhor forma de evitar isso é não deixar acumular sujeira na carroceria, pois ela faz com que marcas sejam formadas nos locais onde está mais concentrada.

Já a norte-americana PPG informa que não existe um tempo ou padrão específico para realizar a lavagem do carro, destacando que “depende muito da demanda de sujeira no veículo”. A empresa menciona, contudo, que a lavagem deve ser sempre realizada da maneira correta para não acarretar prejuízos à carroceria do carro. 

Lavar demais o carro pode ser ruim?   

“Dependendo do tipo de lavagem sim, pois quando há exposição excessiva ao atrito causado pelas cerdas do lavador automatizado há a possibilidade de causar riscos na pintura. Além disso, deixar resíduo de um produto de limpeza que não é indicado para lavagem de automóveis não é aconselhável, pois ele pode conter ingredientes químicos que favorecem o ataque na superfície da pintura. Se o proprietário do veículo faz questão de lavar o carro com frequência maior que uma vez por semana, o ideal é simplificar com água e um pano e, se necessário, um produto como xampu automotivo (neutro)”, destaca Shimozato, gerente da BASF.

O setor de tintas automotivas da BASF também acrescenta que é sempre interessante conferir se na água não há partículas que podem riscar o veículo e, de preferência, utilizar produtos de limpeza específicos para o carro, evitando produtos para limpeza de piso ou banheiro voltados ao uso residencial, por exemplo. O ideal, aqui, é utilizar esponjas não abrasivas.

 
 
Ao lavar o carro, dê preferência aos produtos voltados a esse fim e não use esponjas abrasivas
 
Ao lavar o carro, dê preferência aos produtos voltados a esse fim e não use esponjas abrasivas
Ao lavar o carro, dê preferência aos produtos voltados a esse fim e não use esponjas abrasivas
 
 

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa