Com Race Touareg 3, Volkswagen busca terceiro título no Dakar
Marca alemã apresenta carro que competirá no principal rali do mundo
Foram dois campeonatos consecutivos vencidos no Rally Dakar, em 2009 e 2010. Para o ano que vem, a Volkswagen renovou também o Touareg de competição, assim como fez com o modelo de rua. Mas os dois modelos guardam poucas semelhanças, além do nome.
No carro de competição, a VW aproximou seu desenho ao da versão de rua, pelo menos no conjunto ótico. A grande frontal e os faróis com LEDs ganharam a identidade visual presente no modelo original, assim como as lanternas. De resto, é tudo diferente.
Internamente, os confortáveis bancos de couro dão lugar a bancos esportivos; o ar-condicionado digital é substituído por uma série de visores com planilhas e demais informações sobre a corrida. E nada de câmbio automático, com trocas suaves: o motorista tem que manusear uma transmissão seqüencial de cinco velocidades, bem mais brusca. Já o motor continua o mesmo do Race Touareg 2, um 2.5 litros turbodiesel, de 296 cv de potência, que segundo a VW empurra o jipão aos 100 km/h em 6,1 segundos, alcançando a velocidade máxima de 190 km/h. O Rally Dakar começa no dia 1º de janeiro, em Buenos Aires, passa pelo Chile, e termina no dia 16 de janeiro, de volta a Buenos Aires.