Land Rover Defender 110 ressuscita com um motor elétrico em cada roda

Clássico inglês perde motor a diesel e passa a ser elétrico com um kit que pode ser instalado em outros modelos
Land Rover Defender

Land Rover Defender | Imagem: Divulgação

A prática de converter carros antigos com motores a combustão em elétricos já está se tornando uma prática comum na Europa e em outros países. Mas como as coisas mudam muito rápido logo aparecem novidades. Uma delas fica por conta de um kit que pode incluir um motor elétrico em cada roda, como o que foi instalado em um Land Rover Defender 110, que se transformou em um SUV "raiz" de 480 cv.

VEJA TAMBÉM:

O Land Rover Defender 110 recebeu o kit da Bedeo, com sede no Reino Unido, com quatro motores elétricos instalados nas rodas da empresa Protean. Entre outros itens, também foi instalado no carro uma bateria de 75 kWh, resultando em uma autonomia estimada de 250 quilômetros no ciclo  WLTP usado no exterior.

Bedeo afirma que está comprometida em combinar o peso original e a dinâmica de direção, alcançadas em parte por meio da economia de peso proporcionada pelo uso de motores nas rodas. Além de abandonar o motor de combustão interna, o uso de motores nas rodas também elimina a necessidade de uma série de outros itens da transmissão.

SUV clássico eletrizante

Land Rover Defender
Land Rover Defender ganhou uma tomada para recarga que fica onde era o bocal do tanque de diesel
Imagem: Divulgação

No entanto, existem desvantagens na tecnologia. Os motores nas rodas enfrentam exposição direta a detritos de estradas, água salgada e vários fluidos, juntamente com vibrações e choques, os quais podem reduzir sua vida útil.

 De qualquer forma, a Bedeo diz que  uma carga completa é concluída em cerca de 90 minutos usando um carregador de 50 kW, ou cinco horas com o cabo integrado dedicado de 22 kW. 

Depois de convertido para elétrico com os quatro motores instalados, um em cada roda, o Defender 110 pesa quase o mesmo do que se estivesse com o motor diesel, mas passou a ser um modelo bem mais ecologicamente correto. 

Land Rover Defender
Land Rover Defender com um motor elétrico em cada roda, mas com o resto das características originas
Imagem: Divulgação

Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Carlos Guimarães

Jornalista há mais de 20 anos, já acelerou várias novidades, mas não dispensa seu clássico no final de semana

Recomendados por AUTOO

Youtube
RAM Rampage Laramie a diesel

RAM Rampage Laramie a diesel

Será que ainda é vantajoso ter picape com motor turbodiesel?
Aviação
Força Aérea Brasileira confirma: quer caças F-16 dos EUA

Força Aérea Brasileira confirma: quer caças F-16 dos EUA

Mas nega que isso possa atrapalhar operação dos novos Gripen suecos
MOTOO
A partir de R$ 8,5 mil: motos Shineray, Honda e Yamaha

A partir de R$ 8,5 mil: motos Shineray, Honda e Yamaha

Lista reúne as 10 motos mais baratas do Brasil em maio de 2024. Descubra as opções