Em 2019 o Hyundai HB20 já completa 7 anos de mercado com uma carreira que muitos modelos gostariam de apresentar no currículo. Desde seu lançamento (confira aqui nossa matéria de 2012), o hatch, bem como o sedã HB20S e a opção aventureira HB20X alcançaram muito sucesso em suas respectivas categoria. Até hoje o HB20 figura como um dos carros mais vendidos do Brasil.

É certo afirmar que não só por uma pressão da concorrência (leia-se VW Polo, Toyota Yaris, dentre outros), o tempo do ciclo atual do HB20 já está bem perto de abrir espaço para uma nova geração, em especial para uma marca asiática, fabricantes que geralmente costumam renovar seus modelos a cada seis ou sete anos ou até mesmo um pouco antes desse período.

Fato é que o carinho dos brasileiros pelo Hyundai HB20 resulta da influência de vários fatores. Ele mexeu bem com o segmento ao trazer para a categoria um prazo de garantia de 5 anos, por exemplo. Ao oferecer conjuntos mecânicos modernos para a época e um bom nível de acabamento, o hatch tornou-se rapidamente sucesso de público e crítica.

Sempre pesou a favor do HB20 seu design. As formas arrojadas da carroceria e os traços equilibrados caíram no gosto do público. Um belo design, como sempre, é algo fundamental para um carro emplacar no Brasil.

Como não poderia ser diferente, a Hyundai deverá trabalhar com cuidado esse aspecto do hatch na próxima geração.

Como revelamos aqui no Autoo, a marca sul-coreana já trabalha no sucessor do HB20, que, a partir da segunda geração terá um caráter mais global.

Pelos flagras desse modelo ainda em teste, o designer Kleber Silva usou como base o protótipo e algumas influências de automóveis mais recentes da marca para realizar um exercício de imaginar como a futura geração do HB20 poderá ficar quando chegar às ruas.

É muito provável que a segunda geração do Hyundai HB20 seja revelada em 2019 inaugurando a linha 2020 do hatch compacto. A concorrência aumenta a cada dia e nesse período também podemos esperar a estreia do novo Chevrolet Onix, modelo muito relevante na categoria.

Pelo que podemos constatar nas imagens, parece que o HB20 se tornará um pouco maior, uma estratégia da Hyundai para melhorar o nível de espaço interno e o porta-malas do modelo. Hoje esses são atributos valorizados dentro do segmento, como é possível notar no Yaris e no Polo, modelos que entregam habitáculos com bom nível de espaço interno para 4 adultos.

Boas notícias também poderemos encontrar sob o capô do hatch. Assim como ocorre hoje com o VW Polo, algumas versões do novo HB20 deverão contar com um propulsor 1.0 com turbo e injeção direta, motor bem mais eficiente e que deverá conferir ao modelo uma interessante relação entre o desempenho e a economia de combustível entregue pelo futuro HB20.

Certamente o Hyundai HB20 em sua nova geração será um modelo muito interessante e que, mais uma vez, poderá promover uma boa agitação dentro da categoria dos hatches compactos. Procurada pelo Autoo, a Hyundai confirmou que já desenvolve a nova geração do HB20, mas ainda não antecipa uma data para o lançamento. Vamos aguardar com paciência sua estreia por aqui... 

 
 
Projeção de Kleber Silva para a segunda geração do Hyundai HB20
 
Projeção de Kleber Silva para a segunda geração do Hyundai HB20
Projeção de Kleber Silva para a segunda geração do Hyundai HB20
Projeção de Kleber Silva para a segunda geração do Hyundai HB20
 
Projeção de Kleber Silva para a segunda geração do Hyundai HB20
Projeção de Kleber Silva para a segunda geração do Hyundai HB20
 
 
César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/