Conceito da Toyota muda de cor conforme o humor do motorista

Projeto futurista FV2 quer estimular o relacionamento entre o homem e a máquina

Toyota FV2 Concept | Imagem: Toyota

A Toyota quer fazer um carro que entenda o seu motorista. A montadora vai apresentar no final deste mês, no Salão de Tóquio, o carro-conceito FV2, um veículo que é capaz de “ler” as emoções do condutor e responder mudando de cor, de acordo com o humor do mesmo. Se este estiver estressado, partes do carro ficarão vermelhas. Se for o contrário, predomina o azul.

O veículo também traz a tecnologia de realidade aumentada, exibindo no parabrisa com imagens 3D sobre o trânsito e o veículo. O FV2 também não tem volante, cabendo ao corpo do motorista a função de direcionar o carro.

Veja mais: Toyota vai fabricar triciclo elétrico

A Toyota explica que a proposta do FV2, um triciclo para apenas uma pessoa, é “criar um relacionamento de confiança e compreensão, similar ao que um cavaleiro pode ter com o seu cavalo”. A montadora também planeja criar canais de interação entre os carros, trazendo informações sobre o tráfego e segurança pelo caminho.

O motorista ainda pode escolher entre conduzir o FV2 na posição sentado, com o canopi fechado, ou então de pé, transformando a parte superior do veículo em parabrisa.

A Toyota, entretanto, ainda não cogita produzir esse carro esquisito em série. Portanto, ainda vai demorar para o seu carro entender o seu humor. Enquanto isso não acontece você pode arrumar uma namorada (o) ou então um animal de estimação...

Thiago Vinholes

Thiago Vinholes

Recomendados por AUTOO

Youtube
Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Modelo ganhou novo visual e alguns equipamentos interessantes. Assista
Aviação
Maior avião brasileira está combatendo incêndios no Pantanal

Maior avião brasileira está combatendo incêndios no Pantanal

Embraer KC-390 da FAB pode ser convertido para avião bombeiro. Veja como funciona
MOTOO
Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Uma das maiores montadoras do mundo, a gigante indiana construiu fábrica própria em Manaus para produção de motocicletas