Conceito da Toyota muda de cor conforme o humor do motorista

Projeto futurista FV2 quer estimular o relacionamento entre o homem e a máquina

Toyota FV2 Concept | Imagem: Toyota

A Toyota quer fazer um carro que entenda o seu motorista. A montadora vai apresentar no final deste mês, no Salão de Tóquio, o carro-conceito FV2, um veículo que é capaz de “ler” as emoções do condutor e responder mudando de cor, de acordo com o humor do mesmo. Se este estiver estressado, partes do carro ficarão vermelhas. Se for o contrário, predomina o azul.

O veículo também traz a tecnologia de realidade aumentada, exibindo no parabrisa com imagens 3D sobre o trânsito e o veículo. O FV2 também não tem volante, cabendo ao corpo do motorista a função de direcionar o carro.

Veja mais: Toyota vai fabricar triciclo elétrico

A Toyota explica que a proposta do FV2, um triciclo para apenas uma pessoa, é “criar um relacionamento de confiança e compreensão, similar ao que um cavaleiro pode ter com o seu cavalo”. A montadora também planeja criar canais de interação entre os carros, trazendo informações sobre o tráfego e segurança pelo caminho.

O motorista ainda pode escolher entre conduzir o FV2 na posição sentado, com o canopi fechado, ou então de pé, transformando a parte superior do veículo em parabrisa.

A Toyota, entretanto, ainda não cogita produzir esse carro esquisito em série. Portanto, ainda vai demorar para o seu carro entender o seu humor. Enquanto isso não acontece você pode arrumar uma namorada (o) ou então um animal de estimação...