Confira 5 dicas para evitar golpes ao pagar o IPVA do seu carro

Sites ilegais, boletos falsos e outros artifícios são usados para tentar tirar dinheiro de donos de carros
Licenciamento de veículos em 2021 não terá a cobrança de IPVA

Licenciamento de veículos em 2021 não terá a cobrança de IPVA | Imagem: Agência Brasil

Início de ano é sempre época de altas despesas e entre as quais está o pagamento do IPVA (Imposto sobre Veículos Automotores). Mas existe o risco de ser vítima de fraudes, que podem ser aplicadas caso o contribuinte não utilize os meios oficiais ou credenciados e não tome os devidos cuidados.

VEJA TAMBÉM:

Para se proteger de possíveis golpes, basta seguir algumas orientações da starup Zapay, assim, você conseguirá pagar seu imposto sem tem problemas.

1 -Cuidado com os sites ilegais

Existem oportunistas que desenvolvem sites falsos ou ilegais com o intuito de enganar o contribuinte. Geralmente, são páginas que imitam a de órgão públicos ou de empresas credenciadas a processarem o pagamento do IPVA. Há notícia de que já foram identificados pelo menos três desses sites falsos pela Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo.

A dica principal neste caso dos sites é verificar que os dados de boletos e QR Codes estão corretos e ter certeza de que está em uma página oficial e confiável. Se tiver alguma dúvida, não de deve clicar em nenhum link. 

 2- Boletos e pix falsos

Vale verificar com atenção boletos e chaves pix enviados por email, correio ou mensagem de texto, que podem parecer verdadeiros, mas com o risco de não serem. Para evitar prolemas, deve-se verificar os dados de recebimento.

 3-  Telefonemas e mensagens

Desconfie de telefonemas ou mensagens de uma pessoa que se faz passar  por funcionário do governo ou do Detran, avisando o destinatário da mensagem de que está atrasado no pagamento do IPVA 2024, e solicitando fazer o pagamento imediato para evitar complicações.

Em seguida, é pedido que a vítima forneça informações pessoais ou financeiras, ou envie dinheiro por transferência bancária, ou cartão de crédito. No entanto, ao pagar o boleto falso, as vítimas estarão enviando o dinheiro diretamente para os golpistas. Para evitar isso, não envie dinheiro ou forneça informações pessoais e entre com contato com os órgãos oficiais, como o Detran.

4- E-mails falsos

Se recebeu alguma mensagem por e-mail oferendo cupons e descontos em trocas de informações pessoais, não responda. Essas mensagens falsas são enviadas com a má intenção de aplicar golpes, como se tivessem sido enviadas  pelo Detran ou outras empresas oficialmente credenciadas.
 

5-Não compartilhe dados pessoais

De maneira geral, nunca se deve fornecer o número do cartão de crédito, senhas de contas  bancárias e informações pessoais ou financeiras a alguém que entre em contato, a menos que esteja absolutamente certo de que essa pessoa é legítima.

Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter


 
 

 

Recomendados por AUTOO

Youtube
Nova Chevrolet Spin 2025

Nova Chevrolet Spin 2025

Minivan renovada quer fazer frente aos quase SUVs do mercado
Aviação
Argentina terá caças F-16

Argentina terá caças F-16

Jato supersônico é rival do Saab Gripen, da Força Aérea Brasileira. Veja quantos aviões nossos vizinhos compraram
AUTOO
Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Acompanhe as notícias sobre automóveis do site de forma mais rápida e prática!