Confirmado: novo Corolla 2020 nacional terá visual europeu

Toyota já conta com hotsite da nova geração do sedan no Brasil
Acima o Toyota Corolla Sedan 2019 vendido na Europa

Acima o Toyota Corolla Sedan 2019 vendido na Europa | Imagem: Divulgação

O Toyota Corolla é um modelo singular no mercado brasileiro. Mesmo custando caro, atualmente com versões entre R$ 79.990 (GLi tecido) e R$ 118.990 (Altis), o modelo hoje é o segundo sedan mais vendido no Brasil e o líder disparado entre os sedans médios.

A boa reputação da marca no país e o próprio produto em si, que traz um conjunto muito completo e robusto, colaboraram para a boa fama que o Corolla conquistou junto aos brasileiros. O modelo também parece uma unanimidade em vários mercados, uma vez que permanece como o carro mais vendido do mundo de acordo com dados da Focus2move. Do seu lançamento, em 1966, até hoje, o Corolla soma 46 milhões de unidades vendidas em mais de 150 países onde é oferecido.

E, aos poucos, a Toyota vai liberando mais detalhes sobre a nova geração do Corolla no Brasil. A novidade, que marca a 12ª atualização na longa trajetória de 53 anos do modelo, já está com o visual definido para o Brasil. Segundo um hotsite que a Toyota disponibilizou recentemente, fica claro que novo Corolla 2020 produzido no Brasil vai adotar o mesmo visual do sedan vendido na Europa. Trata-se de um design mais elegante e sofisticado, diferente, portanto, do Corolla norte-americano, que flerta com a esportividade adotando linhas mais dinâmicas.

Completamente renovado, o Toyota Corolla 2020 mantém o mesmo entre-eixos de 2,70 m da presente geração, o que lhe rende bom espaço interno, porém passa a contar com a nova e mais moderna plataforma modular global Toyota New Global Architecture em sua variante GA-C. Graças a ela, o modelo ganhará uma rigidez torcional 60% maior do que o sedan atual e suspensão traseira multibraço, qualidades que deverão aprimorar consideravelmente o conforto ao rodar, o comportamento dinâmico e até mesmo o nível de ruído a bordo do sedan.

Pelo menos na Europa, o novo Corolla receberá um alto nível de equipamentos de segurança e assistentes de condução, com destaque para o piloto automático adaptativo, alerta de colisão com frenagem automática de emergência, aviso de saída de faixa, farol alto com comutação automática, entre outros itens. Resta saber o que a Toyota manterá no novo Corolla quando ele for nacionalizado.

Ponto alto da novidade será a oferta do conjunto híbrido flex no Corolla 2020, o que fará dele o primeiro modelo no mundo com esse tipo de propulsão a aceitar dois combustíveis, no caso etanol e gasolina. O Corolla Hybrid europeu, que só aceita gasolina, entrega 122 cv de potência combinada e um elogiável consumo médio na casa de 29,4 km/l. Resta saber quanto o novo Corolla Hybrid nacional vai alcançar utilizando etanol.

De qualquer forma, a resposta vamos conhecer em breve. A estreia da 12ª geração do Corolla no Brasil, sem dúvida um dos lançamentos mais esperados de 2019, deverá ocorrer ao longo de outubro deste ano, sendo que o modelo seguirá produzido em Indaiatuba (SP).

Acima o Toyota Corolla Sedan 2019 vendido na Europa
Acima o Toyota Corolla Sedan 2019 vendido na Europa
Imagem: Divulgação

Assine a newsletter semanal do AUTOO!