Confirmado: Volkswagen Virtus estreia em novembro

Sedã derivado do Polo é uma das principais apostas da VW no Brasil
Volkswagen Virtus rodando em testes no Brasil

Volkswagen Virtus rodando em testes no Brasil | Imagem: Autoesporte

A Volkswagen promete uma senhora investida no mercado brasileiro entre este ano e 2018, culminando com uma nova família de compactos que promete projetar – e consolidar ainda mais – a participação da montadora alemã por aqui.

E grande parte desses planos foram revelados na semana passada pela matriz alemã em um encontro com a imprensa para a divulgação dos números relativos ao ano fiscal de 2016 e o primeiro trimestre deste ano. Durante a apresentação, como você pode conferir no vídeo abaixo a partir de 1:12, o CEO da marca Volkswagen, Herbert Diess, anuncia os próximos produtos que a marca vai lançar em breve no mercado.

Dentre os destaques, avançando na apresentação, podemos ver que a nova geração do Volkswagen Polo chegará ao mercado europeu em junho. Não é errado apostarmos que o lançamento no Brasil gire em torno dessa data ou até mesmo seja simultâneo com a Europa. No Velho Continente o Polo é um dos carros mais vendidos da Volkswagen e, por isso mesmo, considerado estratégico dentro do line up da marca. Construído sob a nova plataforma modular MQB A0, a nova geração do hatch deverá contar com uma boa evolução também na eletrônica embarcada, aumentando sua competitividade no mercado. Por aqui, o Polo deverá contar com o motor 1.0 TSI como um de seus destaques.

Ainda de acordo com a apresentação da Volkswagen, o sedã Virtus, mais um integrante da família por aqui, será lançado em novembro deste ano no Brasil. Basta seguir no vídeo até 1:27 e conferir o modelo no calendário com as iniciais SAM do lado. A designação adotada pela fabricante refere-se aos mercados da América do Sul, América Central e Caribe. Logo, se você está de olho em um sedã compacto (Hyundai HB20S, Chevrolet Prisma, etc.) ou modelos como o Honda City, vale a pena esperar até o fim do ano pela apresentação do Virtus. O modelo tem tudo para se tornar uma das principais opções de sedã no mercado nacional. 

O cronograma divulgado pela Volkswagen, também aponta a estreia do SUV compacto T-Roc, da mesma família de Polo e Virtus, em agosto deste ano na Europa. Nos resta saber se a Volkswagen também vai iniciar a produção do SUV por aqui em uma data semelhante ou guarde uma carta na manga para 2018. Vale acrescentar que, pelo visto, a inédita picape compacta-média da Volkswagen que chegará ao mercado brasileiro para disputar interessados na Fiat Toro deve ficar mesmo para o próximo ano.

Uma informação importante fornecida pelos executivos da Volkswagen é que, até 2020, a marca vai expandir seu portfólio de utilitários esportivos dos atuais 2 produtos (Touareg e Tiguan) para 19, já colocando nessa conta modelos como o T-Roc, o Atlas para o mercado norte-americano, dentre outros. A nova geração do Touareg, como é possível ver no vídeo, chegará às lojas da VW na Europa em novembro, portanto é mais um modelo para esperarmos no Brasil ao longo de 2018.

Outro destaque importante da apresentação foi a estreia do novo Jetta confirmada para dezembro deste ano nos EUA. Como é possível ver no slide revelado ao público, o modelo aparece, ainda sem exibir suas formas finais, indicado para o mês em questão acompanhado pela sigla NAR (North American Region). Como parte do Jetta vendido no Brasil é importado do México, já podemos esperar novidades para o sedã ainda nos primeiros meses de 2018 por aqui. A atualização do Jetta já era mais do que esperada, ainda mais com a chegada de rivais bem mais modernos como é o caso da décima geração do Honda Civic e o também renovado Chevrolet Cruze.

Por fim, a diretoria da Volkswagen ainda reiterou seus planos de torna-se a marca lider em eletromobilidade por volta de 2025, quando espera atingir o volume de um milhão de carros elétricos comercializados por ano somando os principais mercados globais.