Conheça modelos que não lideram seus segmentos, mas são ótimas opções de compra

Com participação muitas vezes discreta, eles oferecem projetos competentes e bom custo-benefício
Chevrolet Cruze 2020

Chevrolet Cruze 2020 | Imagem: Divulgação

Apontada como a segunda compra mais importante de uma pessoa após a aquisição da casa própria, a escolha de um carro exige muita pesquisa, paciência e um bom tempo de negociação para obter as melhores condições na hora de fechar negócio.

Para muita gente, a quantidade de determinado modelo nas ruas pode ser um bom indicativo do sucesso comercial de determinado automóvel, sugerindo muita gente está satisfeita com a aquisição. Não por acaso, os líderes em vendas no mercado tendem a sustentar essa posição com relativa folga. Um caso notório é o Toyota Corolla.

Mas uma observação mais profunda por categoria nos mostra que, indo além dos carros mais vendidos por segmento, temos algumas excelentes opções de compra que muitas vezes acabam nem sendo levadas em consideração apenas por desconhecimento ou pelo fato do volume menor desses automóveis nas ruas não os tornarem tão difundidos.

Quem procura um carro automático gastando o menor valor possível sem abrir mão da segurança, tem no Toyota Etios uma opção discreta, mas muito competente. Com a transmissão automática, o modelo parte de R$ 59.290 na versão X 1.3 e traz como principal virtude o fato de contar com os controles de tração e estabilidade de série. Claro que hoje em dia um Chevrolet Onix no catálogo Turbo Automático traz até mesmo 6 airbags em complemento à dupla de segurança ativa, além do rádio de série, mas custa R$ 65.090.

Toyota Etios 2019
Toyota Etios
Imagem: Divulgação

Ainda entre os compactos, quem não quer ir muito além dos R$ 50 mil pode achar no Renault Sandero outra boa pedida no mercado. Na sua configuração Zen 1.0 manual, vendida por R$ 48.743 à vista, o modelo sai de fábrica com central multimídia, luz de iluminação diurna (DRL) em LED, sensor de estacionamento, 4 airbags, entre outros recursos.

Renault Sandero 2020
Renault Sandero 2020
Imagem: César Tizo

Subindo um pouco no tamanho e na faixa de preço, se o Toyota Corolla é a referência em sedans médios, o Chevrolet Cruze é um modelo que vale a pena ser considerado por quem gosta dos modelos dessa categoria. Em seu catálogo mais completo Premier II ele custa quase R$ 10 mil a menos (R$ 128.790) que o representante japonês na versão Altis Premium e ainda traz algumas exclusividades em termos de tecnologia, como é o caso do assistente de estacionamento e o alerta de pontos cegos. Assim como o Corolla mais equipado, o Cruze completo também traz farol alto automático, alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, entre outros recursos.

Chevrolet Cruze 2020
Chevrolet Cruze 2020
Imagem: Divulgação

Outro modelo da Chevrolet que vale a pena ser considerado é o Trailblazer. Atualmente tabelado em R$ 257.490 na única versão disponível até o momento, o modelo é uma excelente alternativa ao Toyota SW4, por exemplo, modelo que lidera o segmento de SUVs grandes 7 lugares de concepção mais robusta. Se ele seguir a estratégia da S10 e preservar o mesmo preço atual recebendo também as melhorias vistas na linha 2021 da picape, teremos um SUV com um custo-benefício muito melhor em relação ao representante da Toyota e concorrentes importados como é o caso do Mitsubishi Pajero Sport

Logo, como você conferiu ao reunirmos apenas alguns exemplos, ao escolher determinada categoria ou faixa de preço vale a pena você fazer uma ampla pesquisa antes de optar por determinado modelo. O ideal é ir além dos líderes de mercado ou apenas levar em consideração na sua escolha a reputação de determinado carro ou marca.

Chevrolet TrailBlazer 2020
Chevrolet Trailblazer 2020
Imagem: Divulgação

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Embraer vai gerar mais 900 empregos e investir R$ 2 bilhões

Embraer vai gerar mais 900 empregos e investir R$ 2 bilhões

Anúncio foi feito durante visita do presidente Lula e entrega de jato para a Azul
MOTOO
Pop 110i ES 2025

Pop 110i ES 2025

A evolução da Honda mais barata do Brasil. Veja como ficou