Cor azul é a nova favorita do mercado automotivo

Pesquisa revela que tonalidade foi a que mais cresceu em popularidade no último ano em todo o planeta
Cor azul deverá ser destaque nos próximos lançamentos

Cor azul deverá ser destaque nos próximos lançamentos | Imagem: Divulgação/Mercedes-Benz

A BASF divulgou a pesquisa que mostra quais são as cores mais populares do último ano em todo o planeta. E embora os tons acromáticos (branco, preto, cinza e prata) seguem como favoritos, a cor azul é a que mais cresceu em popularidade em 2021.

A tonalidade impulsionou o crescimento das cores cromáticas na Europa e na Ásia. O vermelho também cresceu, assim como verde e bege, mas o azul foi o tom que mais se destacou no cenário global. Na América do Sul, houve um aumento de três pontos percentuais na popularidade desta cor em 2021, e que foi impulsionado também pelos novos modelos que utilizavam a cor azul em sua carroceria. 

"O azul tem realmente se tornado uma tendência na América do Sul, como previsto pelos designers da BASF anos atrás e, a cada dia, mais consumidores estão optando por esta família de cores quando compram seus novos veículos. A indústria tem usado, inclusive, efeitos e pigmentos belíssimos, especialmente metálicos, que ajudam ainda mais a transformar essa cor em um sucesso por aqui", afirmou Marcos Fernandes, Diretor da Divisão de Tintas da BASF, América do Sul.

Outras regiões

Europa, Oriente Médio e África são as regiões com maior diversidade de cores e tons cromáticos, superando os 27%. Atualmente, são cerca de 180 tons de azul disponíveis nesses mercados, sendo a cor com maior diversidade. No caso das acromáticas, o branco lidera, mas o cinza, com seus 160 tons disponíveis, se aproxima. 

Na Ásia Pacífico, o branco ainda é o tom mais popular, mas está ameaçado pelos tons preto e cinza. Entre as cromáticas, o azul aparece como a principal tendência, enquanto que o vermelho perdeu espaço na preferência.

Embora esteja se destacando de maneira global, o azul não tem se destacado na América do Norte. Por lá, o branco cresceu, bem como o vermelho, enquanto que a tonalidade azul perdeu terreno. 

Novo VW Polo: lanternas passam a contar com prolongamento na tampa do porta-malas
Azul está cada vez mais presente em lançamentos, como o novo VW Polo europeu 
Imagem: Divulgação

Recomendados por AUTOO

Youtube
RAM Rampage Laramie a diesel

RAM Rampage Laramie a diesel

Será que ainda é vantajoso ter picape com motor turbodiesel?
Aviação
Força Aérea Brasileira confirma: quer caças F-16 dos EUA

Força Aérea Brasileira confirma: quer caças F-16 dos EUA

Mas nega que isso possa atrapalhar operação dos novos Gripen suecos
MOTOO
A partir de R$ 8,5 mil: motos Shineray, Honda e Yamaha

A partir de R$ 8,5 mil: motos Shineray, Honda e Yamaha

Lista reúne as 10 motos mais baratas do Brasil em maio de 2024. Descubra as opções