Geralmente as versões de entrada na maioria dos automóveis tem apenas a função de fisgar aqueles consumidores que sempre colocam o custo-benefício em primeiro lugar. Não por acaso, ao conhecer o produto mais de perto, esses potenciais clientes acabam constatando que são as versões intermediárias ou aquelas mais completas que acabam entregando tudo o que eles esperam encontrar, em termos de equipamentos, em um automóvel.

Na história do Toyota Corolla nacional, isso também era plenamente aplicável. Na gama local do sedan, a opção de entrada GLi sempre foi a chamariz do público por conta do preço mais camarada, porém, ao ficar devendo recursos como central multimídia, um revestimento interno mais nobre, entre outros atributos, foi a versão imediatamente acima, a XEi, que acabou dominando a preferência do público brasileiro quando o assunto é Corolla.

Em sua 12ª geração, entretanto, o Corolla GLi passou a contar com um pacote muito mais equilibrado, como o Autoo constatou durante o convívio de uma semana com o modelo.

Versão racional por excelência, o Corolla GLi hoje parte de R$ 110.190 e traz o mesmo conjunto mecânico da opção XEi (R$ 121.690), o que, por si só, já é algo bastante positivo para o catálogo mais acessível. Mesclando as injeções direta e indireta, o motor 2.0 16V Dynamic Force estabelece uma excelente dupla com o avançado câmbio automático CVT, o qual oferece 10 marchas pré-selecionadas para quem não abre mão de um pouco mais de controle sobre o carro.

Toyota Corolla 2021
Toyota Corolla 2021
Imagem: César Tizo


Indo além, o Corolla GLi preserva a suspensão independente nas quatro rodas (multibraço no eixo traseiro) como ocorre nas variantes superiores, outro traço positivo. Graças ao layout mais sofisticado e a avançada plataforma GA-C, o sedan renovado entrega níveis de conforto e qualidade dinâmica até então não encontrados em um Corolla nacional.

É fato que, para custar menos, o Corolla GLi adota algumas saídas. Não há revestimento interno de couro como ocorre a partir do Corolla XEi, porém a Toyota selecionou para o Corolla GLi uma caprichada cobertura para os bancos que mescla tecido com material sintético, a qual repercute em um bom aspecto visual para a cabine. Outra melhoria considerável para o catálogo de entrada é a presença da central multimídia com suporte ao Apple CarPlay e Android Auto. O aparelho domina cada vez mais o desejo do público em geral, que não quer abrir mão das conveniências de seu smartphone. Além disso, convenhamos, em um carro bem acima dos R$ 100 mil como é o caso do Corolla GLi é praticamente obrigatória a presença de tal recurso hoje em dia.  

Toyota Corolla 2021
Toyota Corolla 2021
Imagem: César Tizo


Completam ainda a lista de itens de série do Corolla GLi 2021 os 7 airbags, controles de tração e estabilidade, rodas de liga leve aro 16”, acendimento automático dos faróis, computador de bordo e câmera de ré. Pode não ser uma lista muito generosa para um modelo de R$ 110 mil, mas traz os recursos essenciais para um carro da categoria.

O painel de instrumentos bastante convencional e sem nenhum diferencial estético no Corolla GLi, bem como os comandos simples do ar-condicionado, podem parecer um tanto quanto rústicos demais para quem deseja um acabamento superior. De qualquer forma, o Corolla GLi compartilha com as outras versões a excelente cabine, suficiente para cinco passageiros, e o bom porta-malas para 470 litros.

Toyota Corolla 2021
Toyota Corolla 2021
Imagem: César Tizo


Se até a geração anterior o Corolla GLi não era recomendado por ficar devendo muitos itens quase obrigatórios em um sedan de médio porte, a partir da 12ª geração o catálogo mais acessível agora é uma pedida completamente viável para o produto. Em resumo, o Corolla GLi pode abrir mão de elementos mais refinados para a cabine ou a parte externa, mas certamente lhe permite desfrutar de toda a excelência técnica do modelo pagando um preço mais convidativo. Colocando tudo na balança, é uma proposta a ser considerada com carinho.

 

Ficha técnica

Toyota Corolla 2021 GLi 2.0 16V flex automático 4p
Preço R$ 110.190 (09/2020)
Categoria Sedã médio
Vendas acumuladas neste ano 26.779 unidades
Motor 4 cilindros, 1987 cm³
Potência 169 cv a 6600 rpm (gasolina)
Torque 21,4 kgfm a 4400 rpm
Dimensões Comprimento 4,63 m, largura 1,78 m, altura 1,455 m, entreeixos 2,7 m
Peso em ordem de marcha 1375 kg
Tanque de combustível 50 litros
Porta-malas 470 litros
Veja ficha completa

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/