Cotado para o Brasil, Toyota Corolla Cross é revelado na Tailândia

Modelo deverá ser o aguardado SUV que a marca vai produzir no Brasil a partir de 2021
Toyota Corolla Cross 2020

Toyota Corolla Cross 2020 | Imagem: Divulgação

O mistério finalmente acabou. A Toyota acaba de revelar globalmente no fim de noite desta quarta-feira (8) o aguardado Corolla Cross. A apresentação do SUV médio ocorreu na Tailândia, um dos países responsáveis pela produção do utilitário esportivo.

Compartilhando vários elementos com o sedan médio mais vendido no mundo, agora em sua 12ª geração, o Corolla Cross também é construído sobre a plataforma GA-C. Menor do que o RAV4 mais recente, o qual é baseado na mesma arquitetura GA-K do Camry, o inédito Corolla Cross conta com 4,46 m de comprimento, 1,82 m de largura e 1,62 m de altura. O entre-eixos é de 2,64 m, o que sinaliza para uma cabine bem ampla e confortável para seus cinco passageiros. Aliás, a Toyota destaca que o principal apelo do Corolla Cross será o uso familiar. O amplo porta-malas para 487 litros confirma essa vocação.

Ainda falando sobre dimensões, apenas como comparação, um Jeep Compass conta com 4,41 m de comprimento, 1,81 m de largura e 1,63 m de altura. O entre-eixos do Compass é de 2,63 m e o porta-malas do Jeep pode transportar 410 litros de bagagens. 

Toyota Corolla Cross 2020
Toyota Corolla Cross 2020
Imagem: Divulgação

Com um design que lembra o RAV4 na proporção da carroceria, o Corolla Cross adota traços mais arredondados para algumas extremidades do conjunto, bem como faróis e lanternas, garantindo uma identidade própria dentro da linha, algo necessário sobretudo porque os dois modelos podem conviver em alguns mercados.

Sob o capô, o Corolla Cross produzido e vendido da Tailândia será oferecido apenas com motor 1.8 a gasolina, porém o público asiático também contará com uma variante híbrida utilizando o mesmo propulsor térmico como base.

Segundo a Toyota, o Corolla Cross 1.8 Sport, como será chamada a versão de entrada não eletrificada, entrega 140 cv de potência e contará com uma transmissão automática CVT capaz de simular 7 marchas. O consumo médio, nesse caso, gravita na casa de 15,4 km/l. 

Toyota Corolla Cross 2020
Toyota Corolla Cross 2020
Imagem: Divulgação

As versões Hybrid Smart, Hybrid Premium e Hybrid Premium Safety do Corolla Cross na Tailândia associam o motor 1.8 gasolina com um propulsor elétrico para entregar 122 cv de potência combinada. A Toyota explica que trata-se da quarta e mais recente geração de seu sistema propulsor híbrido, o qual permite ao Corolla Cross alcançar um consumo misto na casa de 23 km/l. O Corolla Cross Hybrid utiliza a transmissão automática E-CVT, que, nas palavras da fabricante, “integra perfeitamente a operação dos dois motores para criar uma condução suave”.

No campo da segurança, as versões mais caras do modelo receberão o pacote Toyota Safety Sense, que integra assistentes de condução mais avançados como o aviso de saída da faixa de rodagem, piloto automático adaptativo, entre outros. O Corolla Cross também pode ser equipado com alerta de pontos cegos, farol alto automático, 7 airbags, tampa do porta-malas com mecanismo elétrico de abertura e fechamento incluindo função hands-free, entre outros.

Toyota Corolla Cross 2020
Toyota Corolla Cross 2020
Imagem: Divulgação

Na Tailândia, o Corolla Cross começará a ser vendido até o fim deste mês. É importante ficarmos de olho no modelo uma vez que ele é o principal candidato a ser produzido também aqui no Brasil a partir de 2021, marcando uma esperada chegada da Toyota no segmento de SUVs com um modelo de fabricação local.

O Autoo entrou em contato com a Toyota do Brasil para saber se a marca confirma a chegada do Corolla Cross ao nosso mercado. Assim que a fabricante nos responder, atualizaremos a notícia. 

Atualização (09/07/2020 às 10h47): em retorno ao nosso contato, a Toyota informou que não comenta sobre planos ou projetos futuros, portanto não vai se manifestar sobre o Corolla Cross no momento. 

 
Assine a newsletter semanal do AUTOO!