Ele é um modelo tão exótico quanto curioso. Ao mesmo tempo em que oferece uma capacidade ímpar para rodar em trilhas fora do asfalto, ele entrega um desempenho que deixa muito esportivo comendo poeira...

Estamos falando da nova geração do Mercedes-Benz Classe G, que estreia a linha 2019 no Brasil importado apenas em sua versão esportiva preparada pela AMG. O modelo manteve o aspecto quadradão que ostenta desde o lançamento em 1979, mas recebeu algumas evoluções como os faróis com novo esquema de distribuição de luzes e sistema de iluminação por LED com comutação automática para o facho alto. Segundo a Mercedes-Benz explica, cada um dos faróis conta com 84 módulos LED de alta performance para iluminar a superfície da estrada automaticamente com um facho de luz extremamente forte e preciso, sem ofuscar outros usuários da via. O controle individual permite que a distribuição da luz nos faróis esquerdo e direito seja adaptada individualmente, rápida e dinamicamente.

Na parte interna, por sua vez, o jipão traz agora o Widescreen Cockpit, recurso que mescla duas telas de 12,3” que cumprem a função de painel de instrumentos, central mutimídia e controle dos demais recursos do veículo.

O novo Classe G mantém a tradicional construção de carroceria sobre chassi, porém a Mercedes-Benz optou por mesclar novos materiais para melhorar o compromisso entre peso, durabilidade, qualidade e vida útil da estrutura do modelo. Os para-lamas, capô e portas são feitos de alumínio, sendo que, para manter as dobradiças e maçanetas típicas do Classe G, a equipe da Mercedes-Benz modificou essas peças para adequar as mesmas ao novo design em alumínio. As colunas A e B são feitas de aço de alta resistência, devido à sua função de suporte de carga. Com todo esse pacote de alterações, a Mercedes-Benz destaca que a rigidez torcional do novo Classe G aumentou 55%, o que traz ganhos na dimunuição dos ruídos internos e nível de vibrações.

Um detalhe interessante é que pela primeira vez o teto do Classe G não é soldado a ponto, sendo que agora a estrutura é conectada à carroceria por solda a laser. Ainda na perte externa, o destaque vai para as rodas de liga aro 22”, que realçam o visual esportivo em conjunto com pinças de freio na cor vermelha e os discos perfurados.

Mas um dos atributos mais interessantes do novo Mercedes-AMG G 63 vai mesmo para o que está sob o capô. O jipão sai agora de fábrica com o propulsor 4.0 V8 biturbo que entrega 585 cv de potência e nada menos do que 86,6 kgfm de torque. Em conjunto com o câmbio automático de 9 marchas, o Mercedes-AMG G 63 acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,5 segundos e a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 220 km/h. Pensando um pouco na economia de combustível, o V8 conta com o sistema de desativação de cilindros que pode suspender o funcionamento de até 4 cilindros quando o motor não é muito solicitado.

Mas se a ideia é passar longe do asfalto, o Mercedes-AMG G 63 também está longe de fazer feio. O modelo conta com um robusto sistema de tração integral (AMG Performance 4MATIC) que oferece até mesmo três bloqueios de diferencial (dianteiro, central e traseiro). A redução da caixa de transferência agora é de 2,93, consideravelmente mais alta que no modelo anterior (2,1). Isso ajuda especialmente nas arrancadas em subidas com inclinações extremas, já que o torque nas rodas é significativamente aumentado. Em uso convencional, destaca a Mercedes-Benz, a força do motor é direcionada em maior parte para as rodas traseiras (60%) para garantir melhor tração nas acelerações e controle dinâmico na estrada.

Claro que, para estacionar na garagem um veículo que anda por qualquer tipo de terreno, acelera como poucos esportivos e ainda oferece muito luxo não vai ser algo barato. No caso do Mercedes-AMG G 63 você precisa gastar a bagatela de R$ 1.049.900. Se você quiser ainda mais exclusividade, pode adquirir a série especial Edition 1, que será tabelada em R$ 1.179.900 e acrescenta detalhes como faixas esportivas laterais em cinza grafite fosco, carenagens dos espelhos externos com faixa decorativa vermelha, pacote AMG Night com detalhes em preto de alto brilho, rodas aro 22” em preto fosco e com raios cruzados, bancos esportivos, dentre outros. Além de exótico, um veículo pra lá de exclusivo...

 
 
Mercedes-Benz Classe G 2019
 
Mercedes-Benz Classe G 2019
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César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/