Dacia Jogger recebe mecânica híbrida que pode ser utilizada pela Renault no Brasil

Jogger Hybrid estreia na Europa com 140 cv de potência combinada e mais de 900 km de autonomia
Dacia Jogger Hybrid 140

Dacia Jogger Hybrid 140 | Imagem: Divulgação

A romena Dacia, marca do Grupo Renault responsável por veículos de baixo custo, apresentou uma novidade importante nesta quinta-feira (22). 

Trata-se do Jogger Hybrid, o primeiro modelo com propulsão híbrida da empresa. 

É importante acompanharmos de perto tudo o que a Dacia desenvolve na Europa uma vez que ela é a responsável por projetos como o Duster, Sandero e Logan, veículos que se transformaram nos produtos de maior volume de vendas por parte da Renault no Brasil. 

O Jogger Hybrid, como era esperado, toma como base o conjunto propulsor aplicado em outros modelos híbridos da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, como é o caso do Renault Clio, Nissan Juke e Renault Captur. 

A base mecânica em questão usa como base o propulsor 1.6 aspirado com pouco mais de 90 cv. Ele é associado a dois motores elétricos e todo o sistema contempla ainda uma bateria de 1,2 kWh. 

Esquema do conjunto propulsor híbrido utilizado por alguns modelos da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi
Esquema do conjunto propulsor híbrido utilizado por alguns modelos da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi
Imagem: Divulgação

A potência combinada é de 140 cv e um ponto interessante no caso do Jogger Hybrid é a autonomia capaz de superar 900 km. 

Apesar do Jogger dificilmente ser um projeto que interessa à Renault em nosso país, sua nova opção eletrificada exige atenção, uma vez que a mecânica híbrida presente no crossover pode servir de base para um futuro modelo eletrificado da marca no Brasil. 

Em 2025, começará a vigorar por aqui uma nova fase (L8) ainda mais restritiva do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), a qual, invariavelmente, vai forçar algumas fabricantes a aumentarem a presença de modelos eletrificados em suas gamas para cumprirem com as futuras exigências. 

Segundo rumores da imprensa especializada europeia, a próxima geração do Duster está sendo concebida prevendo opções híbridas, bem como o Dacia Bigster, conceito que antecipa o futuro SUV médio da marca, também deverá contar com tal propulsão. 

Enquanto o novo Duster deve seguir um caminho natural para a nacionalização de sua nova geração, o projeto do Bigster está fortemente cotado para ser adaptado pela Renault para o mercado brasileiro, posicionando a marca inclusive no segmento de SUVs 7 lugares.

Dacia Jogger Hybrid 140
Dacia Jogger Hybrid 140
Imagem: Divulgação

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa