Depois das motos, Shineray investe nos comerciais leves

Marca chinesa quer vender 3 mil unidades em 2013 e, finalmente, tornar-se mais conhecida no segmento de veículos para trabalho

Shineray T22 | Imagem: Dilvugação

Se você gosta de motos provavelmente já ouviu falar da Shineray, marca chinesa que está no setor das duas rodas desde 2005. Caso contrário, o nome deve ter soado estranho. Culpa da pouca publicidade dos chineses que só agora resolveram explicar melhor seus planos no segmento de comerciais leves.

A marca já vende vans, picapes furgões desde abril do ano passado e informa ter emplacado 700 unidades em 2012. Com esse volume, ver um Shineray com quatro rodas nas ruas é uma tarefa difícil, mas os representantes da empresa no Brasil, o grupo pernambucano BCI Brasil China, prometem torná-la mais natural este ano: a meta é vender 3 mil unidades dos modelos A7 e A9 (vans de passageiros), A9 Cargo (furgão) e T20 e T22 (picapes leves).

Apesar das restrições criadas para importação de veículos, a Shineray nacional ainda não anunciou um projeto de fábrica no Brasil, apenas uma unidade voltada para a produção de motos, seu principal negócio no país.

Quebra-cabeças chinês

Como outras montadoras chinesas, a Shineray também tem uma estrutura complicada. Nascido em 1997 o grupo faz motocicletas e, mais recentemente, optou pelos comerciais leves do tipo “Towner”. A empresa, no entanto, pertence à Brilliance, montadora mais antiga e voltada para automóveis de passeio, além de ter uma parceria com a BMW para a produção na China.

A Brilliance, por sua vez, chegou a ser anunciada no Brasil, mas teve seu lançamento abortado pelo CN Auto, grupo brasileiro que não tem relação com a BCI.

Para dar conta da demanda de 3 mil unidades, a Shineray promete ter 50 concessionárias no Brasil até o final deste ano.

Veja Mais: Chinesa Rely estreia no mercado de comerciais leves no Brasil

Recomendados por AUTOO

Youtube
Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Modelo ganhou novo visual e alguns equipamentos interessantes. Assista
Aviação
Maior avião brasileira está combatendo incêndios no Pantanal

Maior avião brasileira está combatendo incêndios no Pantanal

Embraer KC-390 da FAB pode ser convertido para avião bombeiro. Veja como funciona
MOTOO
Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Uma das maiores montadoras do mundo, a gigante indiana construiu fábrica própria em Manaus para produção de motocicletas