Distante do Brasil, Fiat 500X é revelado nos EUA

Irmão do Jeep Renegade, 500X começa a ser vendido no mercado norte-americano em 2015. Brasil segue sem previsão

Fiat 500X | Imagem: Divulgação

Atualmente, o foco da Fiat é a família Cinquecento, especialmente no mercado norte-americano. A linha já tem até um crossover compacto. O novo 500X está sendo apresentado como a principal atração da empresa no Salão de Los Angeles e vai ser vendido por lá a partir do primeiro semestre de 2015 em cinco versões de acabamento, tendo como destaque a Trekking, que oferece um apelo mais aventureiro.

O Fiat 500X usa a mesma base do Jeep Renegade, modelo que será produzido no Brasil no ano que vem. Na gama de motores, o modelo oferecerá aos americanos um 1.4 litro MultiAir Turbo de quatro cilindros, capaz de desenvolver 162 cavalos de potência e 25,5 kgfm de torque, com transmissão manual de seis velocidades, e um 2.4 litros Tigershark MultiAir2 aspirado, de 182 cv e 24,1 kgfm, com câmbio automático de nove marchas e tração dianteira ou integral.

O novo Fiat 500X aparenta ser um 500 “anabolizado” – tanto é que no comercial de lançamento, o hatch toma viagra e se transforma em um crossover. As linhas clássicas do hatch foram preservadas no utilitário-esportivo. Na dianteira, o destaque fica pelos faróis com formato mais agressivo e a grade com o característico bigodinho cromado. Já na traseira, as lanternas estão maiores e o vidro, mais inclinado. O interior, por outro lado, tem formas mais originais.

A exemplo do Jeep, o Fiat 500X traz sistema AWD com desconexão do eixo traseiro, que possibilita reduzir a perda parasitária quando a tração integral não é necessária, diminuindo o consumo de combustível. Há ainda um sistema de seleção dinâmico com três modos (Auto, Sport e Traction+).

O 500X estará disponível nos EUA com 12 opções de cores para a carroceria, nas versões Pop, Easy, Lounge, Trekking e Trekking Plus. Na lista de equipamentos, todas as versões serão equipadas de série com sete airbags, controle eletrônico de estabilidade e assistente de partida em rampas.

As variantes mais completas trarão sistema Uconnect com tela de 6,5 polegadas sensível ao toque e navegador, Bluetooth, painel de instrumentos com tela TFT de 3,5 polegadas, abertura das portas e partida do motor sem chave, bancos e volante com aquecimento, aviso de colisão frontal, monitoramento de ponto cego, alerta de colisão dianteira e mudança de faixa, entre outros.

E o Brasil?

Apesar de o Brasil ser o maior mercado da Fiat no mundo, 500X está fora de cogitação, ao menos por enquanto. Supõe-se que a montadora tenha receio que a venda do modelo por aqui poderia roubar parte das vendas do Renegade, especialmente se for considerar o preço inicial do Jeep, partirá de R$ 70 mil. Mas nada impede que a Fiat mude essa posição no futuro, assim que a nova fábrica de Pernambuco esteja operando a pleno.