EcoSport é o primeiro nacional com câmbio de dupla embreagem

Versão Powershift custa a partir de R$ 63.390. Modelo com tração integral também chega ao mercado

Novo Ford EcoSport Powershift | Imagem: Rafael Munhoz

A Ford é a primeira montadora a lançar um modelo nacional equipado com câmbio de dupla embreagem. O mérito é do jipinho EcoSport, que teve a versão Powershift lançada nesta segunda-feira (03).

O sistema de dupla embreagem é considerado o mais promissor para um câmbio automático. Em vez de existir a troca de marchas natural, essa transmissão troca de embreagem: enquanto uma é responsável pela 1ª, 3ª e 5ª marchas, a outra controla a 2ª, 4ª e 6ª marchas. O resultado prático é uma velocidade troca maior e também economia de combustível já que há menos perda que no sistema automático convencional.

O EcoSport automático será vendido em dois níveis de acabamento, o SE (R$ 63.390) e o topo de linha Titanium (R$ 70.890).

4x4

A Ford também mostrou o EcoSport com tração integral, que mantém a sigla 4WD (Four Wheel Drive, ou tração nas quatro rodas, em português). Por enquanto, a opção existe apenas na versão Freestyle e custa R$ 66.090. Todas as novas versões utilizam o motor 2.0 16V que tem 146 cv de potência.

AUTOO traz a avaliação dos dois modelos nesta semana.