Em 23 anos, Toyota vendeu 15 milhões de híbridos e evitou mais de 120 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera

Segundo a fabricante, hoje os benefícios da tecnologia já são percebidos pelo consumidor brasileiro
Toyota Prius 2016

Toyota Prius 2016 | Imagem: Divulgação

Marca importante foi alcançada pela Toyota nesta semana. A fabricante japonesa celebrou o feito de mais de 15 milhões de híbridos vendidos no mundo desde a estreia da primeira geração do Prius, em 1997. Pioneiro nesse tipo de propulsão, ele tornou-se o primeiro automóvel produzido em massa a contar com a solução que mescla um propulsor térmico com outro elétrico para movimentar o veículo.

Segundo a Toyota, sua tecnologia híbrida reduziu as emissões de CO2 em mais de 120 milhões de toneladas em todo o mundo até o momento se comparado com as vendas de veículos a gasolina equivalentes. “A decisão da empresa de desenvolver veículos híbridos começou há mais de 25 anos, quando Takeshi Uchiyamada liderou uma equipe para apresentar um carro para o século 21, que reduziria as emissões de gases de efeito estufa e outros poluentes nocivos”, explica a fabricante em comunicado.

Considerando as marcas Toyota e Lexus (divisão de modelos premium), o grupo japonês soma hoje 44 opções de modelos híbridos vendidos ao redor do mundo. Hoje em dia, aqui no Brasil, a Toyota oferece o Corolla, o RAV4 e o Prius com esse sistema de propulsão, que hoje encontra-se em sua quarta geração.

A Toyota destaca que não vê um cenário único no quesito de conjuntos mecânicos e vislumbra um futuro em que as diferentes tecnologias eletrificadas, incluindo veículos híbridos e híbridos plug-ins (PHEV), movidos a célula de combustível (FCEV) e bateria elétrica (BEV), fazem parte.

Em nosso país, a Toyota começou a oferecer o Prius em 2013, ano em que emplacou 323 unidades de acordo com dados da fabricante. Em 2019, a marca somou um total de mais de 14 mil veículos híbridos vendidos pela Toyota no Brasil ao longo desses seis anos, sendo o Prius responsável por 6.836 unidades dentro deste período, ou 46% do total.

“A estratégia da Toyota mirava a utilização do Prius como desbravador do mercado, a fim de multiplicar os benefícios da tecnologia e sua aplicação, preparando a hibridização de todo o portfólio brasileiro. A partir de 2019, o plano entrou em ação. A RAV4 e o Corolla híbrido flex, único no mundo, ambos apresentados no ano passado aos consumidores brasileiros, fecharam com participação de 60% do total de modelos híbridos vendidos pela marca, com 3.161 e 3.635 unidades, respectivamente. Isso significa que, em menos de seis meses ao longo de 2019, os dois modelos obtiveram demanda exponencial, o que mostra que a tecnologia híbrida no País começa a ser mais conhecida e seus benefícios já são percebidos pelo consumidor brasileiro”, finaliza a empresa.

Toyota Corolla 2020
Acima o conjunto propulsor híbrido presente na nova geração do Toyota Corolla
Imagem: Divulgação

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa