Em tempos de coronavírus, os cuidados que você precisa ter com o seu carro

Se for necessário dirigir, é bom tomar algumas precauções importantes
Se for necessário utilizar o carro, mantenha o interior sempre limpo

Se for necessário utilizar o carro, mantenha o interior sempre limpo | Imagem: Divulgação

Em algumas regiões do País, medidas mais restritivas de isolamento social e decretações de quarentena são necessárias para evitar a disseminação e contágio pelo novo coronavírus. As autoridades governamentais são taxativas na recomendação de que é fundamental permanecer em casa nesse período, contudo, se for necessário sair de casa estritamente para comprar algum medicamento na farmácia ou adquirir alimentos no supermercado, é bom tomar algumas precauções muito importantes se você for utilizar seu automóvel.

“O cuidado é fundamental como em outras situações do dia a dia e não se deve colocar a mão no rosto. Várias partes do automóvel costumam ser tocadas por muita gente, então, devem ser foco também de higienização", explica Paulo Galvão, coordenador médico da Nissan do Brasil. Se o carro só é conduzido sempre por uma pessoa, já reduz muito a chance de contágio, mas, mesmo assim, deve ser limpo. Afinal, quem vem da rua, motorista ou passageiros, toca em outras superfícies e pode levar o vírus para dentro do veículo. Confira, abaixo, mais recomendações preparadas pela montadora japonesa:

Sabão neutro e pano molhado

As partes que merecem prioridade na limpeza são: volante; alavancas dos comandos na coluna de direção; alavanca do câmbio, mesmo as do tipo joystick, como a do Nissan Leaf; botões do console central e dos retrovisores; maçanetas internas e externas. Os apoios de mão no teto e coluna dianteira do carro, mais comuns em picapes, também precisam de atenção. Todas devem ser limpas com pano molhado com sabão neutro. A lógica é a mesma de lavar as mãos para se proteger do coronavírus. É necessário ter atenção, limpar a superfície com muito cuidado e sem pressa. Bancos e apoios de braços nas portas e entre os bancos são outros pontos de atenção na limpeza.

Álcool e, principalmente, produtos químicos mais fortes, como água oxigenada, não são recomendados porque, de acordo com o material usado na peça do carro, pode danificá-las com o uso periódico. Na dúvida, a indicação é ver a recomendação do manual do proprietário.

Tela touch

Muitos dos sistemas multimídia mais novos têm tela touch. Ou seja: são feitas para serem tocadas e, com isso, são pontos de cuidado. A limpeza deve ser feita como tela de computador. Novamente, o recomendado é usar um pano úmido com sabão neutro. Mas é importante lembrar que o pano não deve ter umidade em excesso, ou seja, não pode estar pingando.

Ar-condicionado

O filtro de ar do carro não necessariamente impede a entrada de vírus, mas é fundamental para a qualidade do ar dentro do veículo. Assim, se ele estiver muito impregnado de sujeira pode ajudar a aumentar a concentração do coronavírus e aumentar o risco dentro do veículo. O ideal é fazer a manutenção e limpeza regular seguindo as instruções do manual do proprietário.

O ideal é evitar andar com o automóvel cheio de pessoas. Em carros particulares, tais como táxi, transporte por aplicativo ou transporte público, a orientação é andar com os vidros abertos para permitir a melhor ventilação do ambiente.

Boas maneiras de convívio social em qualquer lugar

Neste momento em que a responsabilidade de cada um é ainda mais importante para garantir a segurança e saúde de todos, dentro do veículo todas as regras de boas maneiras de convívio social usadas em outras situações devem ser seguidas.

Dentro do carro, sempre que possível, é bom ter álcool gel 70% para higienização das mãos do motorista e dos passageiros para ser usada logo que se entrar no veículo.

E vale lembrar de algumas ações básicas para o dia a dia:

  • Higienize as mãos com frequência
  • Evite encostar em superfícies de locais públicos, como botões de elevador, maçanetas, corrimãos, aperto de mão com pessoas, etc. Utilize um lenço de papel ou sua manga para cobrir sua mão ou dedo, se precisar tocar em algo
  • Lave suas mãos após tocar em superfícies de locais públicos
  • Evite tocar seus olhos, nariz e rosto
  • Evite aglomerações, especialmente em locais pouco ventilados. Seu risco de exposição para vírus respiratórios, como o novo coronavírus, pode aumentar em ambientes fechados e com pouca circulação de ar caso houver pessoas contaminadas na multidão
Assine a newsletter semanal do AUTOO!