Engine of the Year: Grupo VW leva 4 prêmios

Alemanha domina concurso de melhor motor, com BMW e Mercedes-Benz também conquistando três títulos cada

Volkswagen Golf Variant | Imagem: Volkswagen

Parece até uma competição apenas com alemães no júri. Mas não, o International Engine of the Year Awards 2010 elegeu os melhores motores do ano com o voto de 65 jornalistas, de 32 países. O Grupo Volkswagen levou quatro prêmios, seguido por BMW e Mercedes, com três conquistas cada – nenhuma outra marca além da trinca alemã esteve no topo das dez categorias. Depois delas, Honda e Jaguar são as mais votadas, mas sempre em posições intermediárias. Não raro, as três estão presentes em uma categoria com mais de um propulsor. Confira abaixo os vencedores:

Melhor motor do ano
1. Porsche 3.8 flat six DI (911)
2. BMW diesel 3 litros (330d, 730d, 530d, X3, X5)
3. BMW 4.4-litros DI Turbo (750i, X6)
4. Jaguar 5-litros V8 Supercharged (XF, XK)
5. Mercedes-Benz diesel 2.1-litros (BlueEfficiency C-Class, BlueEfficiency E-Class)
6. Audi 2-litros four-cylinder TFSI (Audi A4, A5, Q7, VW Scirocco, Golf GTI)

Motor “verde” do ano
1. Volkswagen 1.4-litro TSI Twincharger (VW Golf, Golf Variant, Scirocco, Eos, Jetta, Touran, Tiguan, Seat Ibiza Cupra)
2. Honda Hybrid 1.3-litros (Insight Civic)
3. BMW Diesel 2-litros Twin Turbo (123d)
4. BMW Diesel 3-litros Twin Turbo (335d, 535d, 635d, X3, X5, X6)
5. Mercedes-Benz Diesel 2.1-litros (BlueEfficiency E-Class, BlueEfficiency C-Class)
6. Ford Hybrid 2.5-litros (Ford Fusion Hybrid, Mercury Milan)

Motor de melhor desempenho
1. Mercedes-AMG 6.2-litros (CLK, S, SL, CL, CLS, ML)
2. BMW 5-litros V10 (M5, M6)
3. Jaguar 5-litros V8 Supercharged (XF, XK)
4. Porsche 3.8-litros flat six (GT3)
5. BMW 4-litros V8 (M3)
6. Ferrari 6-litros V12 (599 GTB)

Melhor motor de 1 litro a 1.4 litro
1. Volkswagen 1.4-litro TSI Twincharger (Golf, Golf Variant, Scirocco, Eos, Jetta, Touran, Tiguan, Seat Ibiza Cupra)
2. Volkswagen 1.4-litro TSI Turbo (Golf, Golf Plus, Golf Variant, Scirocco, Eos, Jetta, Passat, Skoda Octavia, Audi A3, Seat Leon, Altea, Škoda Superb)
3. Fiat 1.4-litros Turbo (Fiat Abarth 500, Abarth Grande Punto, Linea, Bravo, Lancia Delta, Alfa Romeo Mito)
4. Honda Hybrid 1.3-litros (Insight, Civic)
5. BMW-PSA 1.4-litros stop/start (Mini One, One Clubman)
6. Fiat-GM Diesel 1.3-litros (Ford Ka, Fiat 500, Panda, Grande Punto, Qubo, Linea, Doblo. Musa, Lancia Ypsilon, Opel Agila/Suzuki Splash, Opel Meriva, Tigra, Combo, Corsa, Astra, Suzuki Ignis)

Melhor motor de 1.4 a 1.8 litro
1. BMW-PSA 1.6-litro Turbo (Mini Cooper S, Clubman, Peugeot 207, 308) 2. Toyota Hybrid 1.8-litro (Prius)
3. Audi 1.8-litro TFSI (Audi A4, A3, A5, TT, Seat León, Altea, Toledo, Skoda Octavia, Superb, VW Passat)
4. Mercedes-Benz 1.8-litro turbo (BlueEfficiency E-Class)
5. Opel 1.6-litro turbo (Corsa, Astra, Insignia)
6. Fiat Diesel 1.6-litro JTD (Alfa Romeo Mito, Fiat Bravo, Lancia Delta)

Melhor motor de 1.8 litro a 2 litros
1. Audi 2-litros TFSI (Audi A4, A5, Q5, VW Scirocco, Golf GTI)
2. BMW Diesel 2-litros Twin Turbo (123d)
3. Audi 2-litros four-cylinder TFSI (Audi A6, A3, TT, VW Tiguan, Eos, Jetta, Tiguan, Škoda Octavia, Seat Altea, León, Exeo)
4. Mercedes-Benz 1.8-litros BlueEfficiency (E-Class)
5. Honda 2-litros four-cylinder (S2000)
6. Subaru Diesel 2-litros (Impreza, Outlook, Forester)

Melhor motor de 2 litros a 2.5 litros
1. Mercedes-Benz Diesel 2.1-litros (BlueEfficiency E-Class, BlueEfficiency C-Class)
2. Audi 2.5-litros five-cylinder Turbo (Audi TT RS)
3. Subaru 2.5-litros flat-four Turbo (Forester, Impreza, Legacy)
4. Peugeot-Citroën-Ford Diesel 2.2-litros (Citroën C5, C6, C8, Peugeot 407, 607, 807, Citroën C-Crosser, Land Rover Freelander, Mitsubishi Outlander, Peugeot 4007, Ford Mondeo, S-Max, Galaxy, Jaguar X-Type)
5. BMW 2.5-litros DI six-cylinder (Z4)
6. Honda 2.4-litros four-cylinder (Element, CR-V, Edix, Elysion, Odyssey, Accord/Acura TSX, Accord USA)

Melhor motor de 2.5 litros a 3 litros
1. BMW 3-litros DI Twin Turbo (135, 335, X6, Z4, 730)
2. BMW Diesel 3-litros Twin Turbo (335d, 535d, 635d, X3, X5, X6)
3. Audi 3-litros DI Supercharged (S4)
4. Porsche 2.9-litros flat-six DI (Boxster, Cayman)
5. Audi/VW Diesel 3-litros V6 (A4, A5, A6, A6 allroad, A8, Q7, VW Touareg, Phaeton, Porsche Cayenne)
6. Jaguar/Ford/PSA Diesel 3-litros (XF)

Melhor motor de 3 litros a 4 litros
1. BMW 4-litros V8 (M3)
2. Porsche 3.8-litros flat six DI (911)
3. Porsche 3.8-litros flat six (GT3)
4. Nissan 3.8-litros Twin Turbo (GT-R)
5. Porsche 3.4-litros flat-six (Boxster, Cayman S)
6. Toyota Hybrid 3.5-litros V6 (Lexus GS450h, RX, Toyota Crown)

Melhor motor acima de 4 litros
1. Mercedes-AMG 6.2-litros (CLK, S, SL, CL, CLS, ML)
2. BMW 5-litros V10 (M5, M6)
3. Jaguar 5-litros V8 Supercharged (XF, XK)
4. BMW 4.4-litros DI Turbo (750i, X6)
5. Cadillac 6.2-litros V8 Supercharged (CTS-V)
6. Lexus Hybrid 5-litros V8 (LS600h)

 

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise