Entre Fiat Strada, Toro e Renault Oroch, a nova Chevrolet Montana entrega mais?

Confira análise sobre a proposta da mais recente picape intermediária do mercado, que tem como meta alcançar o público urbano
Chevrolet Montana 2023

Chevrolet Montana 2023 | Imagem: Divulgação

Assunto que movimentou a semana, a estreia da nova geração da Chevrolet Montana certamente causou impacto em quem estava considerando adquirir uma picape de porte intermediário, em especial voltada para o uso urbano. 

Mas como a nova Montana fica posicionada no mercado? Quais são suas rivais diretas e o que ela tem a oferecer para se sobressair na categoria? 

Em primeiro lugar, vale mencionar que a Chevrolet ainda não apresentou todos os dados da nova Montana, os quais deverão ser completamente apresentados por volta da chegada efetiva da picape às lojas, o que está previsto para ocorrer em fevereiro do próximo ano. Sem grandes lançamentos em um horizonte de curto prazo, é nítido que a Chevrolet busca capitalizar ao máximo a estreia da picape no mercado. 

De qualquer forma, já sabemos que a nova Montana conta com 4,71 m de comprimento e “cerca de 1,80 m de largura”, como antecipado pela Chevrolet. Enquanto não sabemos quantos quilos a caçamba da nova Montana vai suportar, a fabricante deixou claro que, ao menos em termos de capacidade volumétrica, o compartimento será capaz de transportar 874 litros de bagagens. 

Olhando para o segmento 

Ao considerarmos as picapes abaixo do segmento de médio porte e com estrutura monobloco, temos na base a Fiat Strada e a Volkswagen Saveiro como as duas representantes mais acessíveis. 

Encontramos a Fiat Strada partindo de R$ 96.990 na maior parte do território nacional considerando a versão Endurance Cabine Plus. A Saveiro Robust Cabine Simples, por sua vez, custa R$ 90.250. 

Olhando para a outra ponta das duas picapes compactas, temos a Saveiro Cross Cabine Dupla custando atualmente R$ 123.080. 

A Fiat Strada Cabine Dupla, por sua vez, oferece até mesmo a opção de câmbio automático nos catálogos Volcano (R$ 123.990) e Ranch (R$ 128.990), sendo que estes sim podem figurar como alternativa para a Montana em especial levando em conta o tipo de transmissão. 

A Strada, porém, é consideravelmente menor em relação à Montana quando consideramos a carroceria 4 portas, situação em que a representante da Fiat alcança 4,48 m de comprimento e 1,78 m de largura. Sua caçamba oferece capacidade volumétrica de 844 litros. 

Portanto, apesar do custo-benefício competitivo e as dimensões mais amigáveis ao uso na cidade, a Strada Cabine Dupla não oferece o mesmo nível de conforto para os passageiros que encontramos nas picapes maiores, bem como sua caçamba também fica um pouco atrás no quesito capacidade. 

A rival direta 

Nesse contexto, a Renault Oroch surge atualmente como a rival mais direta para a nova Chevrolet Montana. 

Oferecida somente com cabine dupla, a Oroch alcança até 4,71 m de comprimento na configuração topo de linha Outsider, bem como sua largura é de 1,83 m na mesma versão e a caçamba tem capacidade para 683 litros. 

Em termos de valores, a Oroch parte de R$ 113.600 na opção Pro e alcança R$ 119.500 se considerarmos as duas versões com motor 1.6 16V flex e câmbio manual 6 marchas. Com motor 1.3 turbo, a Oroch Outsider encontra-se tabelada em R$ 145.700. 

A Oroch topo de linha oferece uma mecânica de destaque, em especial graças aos 170 cv e 27,5 kgfm de torque, que superam com relativa folga os 133 cv e 21,4 kgfm entregues pelo 1.2 turbo da Montana. 

Porém, a Oroch Outsider consome mais, com médias de até 10,5 km/l na cidade e 11 km/l na estrada se abastecida com gasolina. A Montana automática aponta, respectivamente, para médias de 11,1 e 13,3 km/l nas mesmas situações. 

Sendo capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em competentes 9,8 segundos, as respostas dinâmicas aguçadas figuram como um ponto de destaque no caso da Oroch Outsider. Importante salientar que o modelo da Renault conta ainda com suspensão independente nas quatro rodas, com layout multibraço traseiro. 

E a Toro? 

Assim como a Renault Oroch, a Fiat Toro também oferece o mesmo esquema de suspensão e sai de fábrica com motor 1.3 turbo em seu catálogo de entrada Endurance (R$ 143.500), o qual fica devendo até mesmo rodas de liga leve de série. 

Consideravelmente maior, a Toro registra 4,94 m de um para-choque a outro, 1,84 m de largura e sua caçamba tem capacidade volumétrica de 937 litros. 

Com 185 cv e 27,5 kgfm de torque, a Toro Endurance 1.3 turbo acelera de 0 a 100 km/h em 10,6 segundos com etanol e suas médias de consumo, com gasolina, são de 9,7 km/l na cidade e 11,6 km/l na estrada. 

Todas contra a Chevrolet Montana 

Se não é a maior ou a mais potente, a nova Montana se destaca pelo custo-benefício. 

Na mesma faixa de valor de Oroch Outsider e Toro Endurance o interessado em uma picape intermediária já pode estacionar na garagem de casa a Montana Premier topo de linha. 

Com preço de R$ 140.490 na etapa de lançamento, a novidade da Chevrolet oferece nível de equipamento superior em relação às rivais citadas anteriormente, com destaque para a presença dos faróis full-LED, monitoramento de pontos cegos, Wi-Fi nativo, sistema de telemática OnStar, revestimento interno de couro, entre outros itens. 

Ao oferecer porte acima da Strada e da Saveiro, portanto com uma cabine mais espaçosa, a Montana se alinha com a Oroch em termos de conveniência para os passageiros sem precisar ostentar uma carroceria tão grande quanto a da Toro. 

Portanto, podemos dizer que o equilíbrio é o maior trunfo da representante da Chevrolet, a qual consegue aliar porte sem exageros e uma mecânica eficiente com uma relação entre preço e equipamentos das mais favoráveis da categoria. Nos resta saber, a partir do ano que vem, como será a resposta do mercado para a receita da nova Montana.

Chevrolet Montana 2023

Chevrolet Montana 2023

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa