Espera recompensada: Chevrolet Bolt chegará ao Brasil com autonomia maior

Linha 2020 do modelo é revelada nos EUA com uma ampliação considerável no alcance
Chevrolet Bolt 2020

Chevrolet Bolt 2020 | Imagem: Divulgação

Primeiro a GM Mercosul exibiu ao público brasileiro o Chevrolet Bolt como um de seus destaques no Salão de São Paulo 2018, deixando claro seu compromisso com a eletrificação também em nosso país. Em maio deste ano a fabricante confirmou que o elétrico começará a ser vendido no Brasil a partir de outubro deste ano, com preço tabelado em R$ 175.000.

Para quem estranhou a demora da GM em comercializar logo seu elétrico por aqui, a resposta foi conhecida na última quinta-feira (22). A fabricante revelou no dia em questão a linha 2020 do Bolt EV, que inaugurou um ganho considerável em autonomia. Segundo comunicado da marca, o modelo agora pode alcançar cerca de 415 km com uma carga completa de suas baterias, um ganho de cerca de 34 km em relação ao modelo vendido até então. Com isso, fica claro que a GM Mercosul estava aguardando apenas a estreia do Bolt EV com os aprimoramentos para iniciar a importação ao Brasil.

A matriz norte-americana da GM explica que a ampliação da autonomia do Bolt EV 2020 foi conseguida graças a uma alteração simples, porém muito eficaz na bateria do modelo. Segundo explica a fabricante, sua equipe de engenharia de baterias promoveu mudanças na composição química dos eletrodos das células que compõem a bateria principal do Bolt EV, não alterando o tamanho da mesma ou seu posicionamento no modelo.

A bateria do Bolt EV é composta por 288 células e tem capacidade de armazenamento de 66 kWh. Ela é baseada na tecnologia de íon de lítio e pesa 430 kg. Em uma tomada de 240 V (padrão americano), o processo de recarga leva em torno de 10 horas para ser concluído.

Além do maior alcance, outra novidade menos impactante envolvendo o Bolt EV 2020 foi a adição de duas novas opções de cores, ao menos para o mercado norte-americano, no caso a Cayenne Orange Metallic e a Oasis Blue.

Com propulsão apenas elétrica, o Bolt conta com 203 cv de potência e torque de 36,7 kgfm, números equivalentes aos de um carro a combustão com um motor de 6 cilindros aspirado ou um 2.0 turbo moderno de alto desempenho. De acordo com a GM, o Bolt acelera de 0 a 100 km/h em cerca de 6,5 segundos, um número que denota excelente performance.

No primeiro contato do Autoo com o Bolt EV no Salão de São Paulo 2018, o elétrico da Chevrolet agradou pela cabine com bom espaço interno e uma boa área de carga no porta-malas. Com um assoalho traseiro não tão elevado quanto o de um Nissan Leaf, o Bolt EV parece transportar com mair conforto seus passageiros. O Chevrolet conta com 4,16 m de comprimento, 1,76 m de largura e 1,59 m de altura. O entre-eixos é de 2,60 m, enquanto o porta-malas permite acomodar 478 litros de bagagens, o que denota boa versatilidade para um modelo que ainda tem a vantagem de não expelir nenhum poluente para a atmosfera.

Chevrolet Bolt
Chevrolet Bolt
Imagem: Divulgação

Assine a newsletter semanal do AUTOO!