Etios deixará de ser vendido no Brasil a partir de março, afirma jornalista

Toyota garante que compacto segue em produção, apesar da expectativa com o lançamento do SUV Corolla Cross
Toyota Etios 2019

Toyota Etios 2019 | Imagem: Divulgação

Não é de hoje que se escutam rumores sobre o fim da linha Etios no Brasil. Tanto o sedã quanto o hatch foram apresentados para nosso mercado em 2012 e, desde então, nunca se destacaram nas vendas, tendo poucas alterações ao longo dos anos. Nos últimos meses, a Toyota começou a diminuir o número de versões disponíveis para os carros e fortaleceu as especulações.

O colunista Jorge Moraes escreveu um texto no último dia 8 de fevereiro, onde afirmou que a Toyota deverá anunciar o fim do Etios e do Etios Sedan nos próximos meses e o motivo seria o Corolla Cross. Por conta do novo SUV, a fábrica de Sorocaba (SP) da empresa estaria passando por um acelerado processo de reestruturação.

Saiba mais: Corolla será sinônimo de SUV em 2021

A ideia seria a de apresentar o inédito Toyota Corolla Cross em março e iniciar suas vendas já em abril. Com isso, o fim do Etios em nosso mercado estaria previsto para o próximo mês. A linha de montagem do interior paulista, porém, continuaria a fabricar os modelos compactos para fins de exportação, incluindo a região do Mercosul.

Procurada pelo Autoo, a montadora declarou apenas que “a Toyota afirma que o Etios continuará sendo produzido em sua planta de Sorocaba (SP)”, sem revelar muito sobre o destino do hatch e do sedã por aqui. Hoje, os modelos são oferecidos sempre com motor 1.5 flex de 107 cv de potência com etanol e podendo receber transmissão manual de 5 marchas ou automática de 4 velocidades.

Toyota Etios
As vendas do Etios despencam desde 2017
Imagem: Montagem AUTOO

Vendas em queda livre

Apesar do silêncio da Toyota a respeito da manutenção das vendas do Etios no Brasil, uma rápida observação no histórico de emplacamentos, seja na versão hatchback quanto sedã, comprova que a marca está deixando o modelo de lado em seu portfólio. Desde 2017, pico de vendas no país, a dupla só perde espaço no mercado, não por acaso, no período em que a montadora lançou o Yaris, um produto mais bem acabado e atraente.

Até segunda-feira (08), a Toyota havia emplacado apenas 415 unidades do Etios hatch e 258 unidades do sedã.

Colaborou Ricardo Meier.

Toyota Etios Sedã 2021
Toyota Etios Sedan
Imagem: Divulgação
Assine a newsletter semanal do AUTOO!