Evento na Alemanha reúne cupês clássicos produzidos no Brasil

Volkswagen organiza evento tradicional e expõe clássicos do mercado sul-americano
VW SP 2

VW SP 2 | Imagem: Divulgação

Evento que já está em sua 17ª edição, o Sachsen Classic, rali que reúne modelos esportivos clássicos, começou no último dia 22 na Alemanha e segue até o próximo dia 24 de agosto.  Com um padrão bem definido, o Sachsen Classic abre espaço apenas para automóveis considerados de valor histórico e cultural fabricados antes de 1976, além de modelos “jovens” selecionados, feitos até 1999.

O destaque na presente edição do evento vai para a participação de dois clássicos brasileiros. Estamos falando, em primeiro lugar, de uma unidade do Volkswagen SP2 de 1974, que é considerado um modelo "verdadeiramente exótico" nas ruas da Alemanha, explica a marca alemã em comunicado. Ainda de acordo com a VW, foram produzidas mais de 11 mil unidades exclusivamente no Brasil.

Outro representante ilustre nas estradas alemãs é o Karmann Ghia TC 145, outro carro fabricado exclusivamente para o mercado brasileiro. O cupê hatchback com 4 lugares (2+2) conta com uma grande tampa traseira foi fabricado pela Karmann Ghia do Brasil em 1970.

Outros três exclusivos cupês da Volkswagen Classic participarão desta 17ª edição do Sachsen Classic: um Karmann Ghia Tipo 14 Coupé 1974, na rara cor Amarelo Saturno Metálico. E dois VW arrefecidos a água dos anos 1980: o Scirocco I SL de 1981, uma edição especial com rodas esportivas de alumínio, defletor dianteiro e adesivos decorativos metálicos, e o Passat B2 CL Formula E. O "E" é uma referência a "economia" e o carro contava com um sistema start-stop para economizar combustível já em 1983. 

Outros dois clássicos, bem diferentes, estão presentes oferecendo delícias culinárias: a Volkswagen Currywurst Van e a Volkswagen Classic Ice Cream Van, apresentando saborosas atrações – uma salsicha com molho picante especial e sorvetes – no estilo da época em que foram lançados.

As duas versões especiais da van Volkswagen T2 (Kombi) adaptadas como lanchonetes estarão no local da chegada, na Simonsplatz em Leipzig, no sábado. 

 

 

Acima o Karmann Ghia TC 145 que participa do rali somente com clássicos na Alemanha
Acima o Karmann Ghia TC 145 que participa do rali somente com clássicos na Alemanha
Imagem: Divulgação

 

 

Assine a newsletter semanal do AUTOO!