Aos católicos endinheirados de plantão: o Lincoln Continental Parade Limousine 1964 que serviu o Papa Paulo VI será leiloado no próximo dia 19, pela especialista em leilões Bonhams, na Califórnia (EUA). O lance estimado fica entre US$ 250.000 e US$ 350.000.

A limusine, um dos únicos papamóveis que não foram construídos pela Mercedes-Benz ou alguma outra europeia, teve seu entre-eixos alongado para 4 m, alcançando o comprimento total de 6,4 metros. Há também outras modificações em relação ao modelo original: estribos e ganchos laterais para transportar os seguranças, assento interno extra para assessores e prelados, assento elevado para o pontífice, iluminação interior reforçada, além de sistema de comunicação e energia auxiliares. Destaque para o teto transparente e removível.

O Papa Paulo VI – que foi Sumo Pontífice da Igreja Católica Apostólica Romana de 1963 até 1978, quando faleceu – usou o Lincoln Continental Parade em suas visitas a Nova York, em 1965, e Bogotá, em 1968. Na década de 70, o ex-papamóvel também foi usado pelo presidente dos EUA de então, Lyndon B. Johnson, e para o transporte da tripulação da nave espacial Apollo. Atualmente, o Papa Bento XVI usa Mercedes-Benz Classe M.

 

Rodrigo Mora

|

Veja mais notícias da marca