Fábrica da MINI completa 100 anos

Unidade em Oxford, na Inglaterra, já produziu 11,6 milhões de automóveis

MINI Cooper Bayswater | Imagem: MINI

A fábrica onde é produzido o simpático MINI Cooper está completando 100 anos de atividades neste mês. A unidade, em Oxford, na Inglaterra, é mais antiga até que a própria marca, que foi fundada em 1959 e adquirida pelo Grupo BMW em 1994.

Além da MINI, a mesma linha de montagem também serviu as extintas as montadoras britânicas Wolsely, Riley, Austin, Austin Healey, Triumph, Rover, Morris Garage, Princess e Vanden Plas. Também foram produzidos no mesmo local aeronaves e ambulâncias durante os conflitos da Primeira e a Segunda Guerra Mundial.

Quando foi inaugurada, em 1913, a fábrica pertencia a MG, que iniciou os trabalhos com um ritmo de 20 automóveis por semana. Passados 100 anos, a planta já soma mais de 11,6 milhões de unidades produzidas por diversas marcas.

Atualmente, a fábrica da MINI emprega 3.700 funcionários e produz 900 carros por dia. Quem for a Inglaterra e for fã da marca pode conhecer a histórica linha de montagem de perto em passeio organizados pela marca. Saiba mais no site.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!
Tags