Fabricante anuncia turbocompressor para motores flex
Honeywell desenvolveu os primeiros turbos para blocos bicombustível. Novidade é esperada em carros de Fiat e VW
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Motor flex turbo deve chegar até 2016 | Imagem: Honeywell
Os motores flexíveis desenvolvidos no Brasil vão passar para um novo patamar tecnológico. A fabricante sistemista Honeywell anunciu nesta semana a conclusão do projeto para compatibilidade de turbocompressores com propulsores que funcionam com etanol ou gasolina de forma isolada ou misturados em qualquer proporção. Resumido em miúdos, vem aí o motor flex turbo.
A empresa anunciou que lançará até 2016 os modelos de turbo Garret NGT10 e NGT12, que podem funcionar com motores de dois a quatro cilindros com cilindradas de 0.9 a 1.4 litro.
A instalação de um turbocompressor no motor flex é complexa devido às propriedades específicas do etanol e da gasolina e as necessidades de cada um. O combustível vegetal para entrar em combustão e ser melhor aproveitado precisa de uma taxa de compressão alta, o que determina a entrada de ar no motor. Com gasolina, essa taxa pode ser menor. Por isso, os motores bicombustíveis atuais saem de fábrica com uma taxa de compressão que não é exatamente adequada nem para a gasolina, nem para o etanol.
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A tecnologia proposta pela Honeywell é um turbo com atuador elétrico que varia a taxa de compressão para um controle mais preciso. Segundo a fabricante, os resultados dos primeiros testes foram positivos e não houve incompatibilidade com o etanol.
Corrida pelo motor flex turbo
A limitação dos novos turbos da Honeywell para motores com litragem de 0.9 a 1.4 deixa algumas pistas sobre quais montadoras podem estar envolvidas no projeto. A primeira pode ser a Fiat, que já tem na Europa o pequeno motor dois cilindros 0.9 TwinAir, que por enquanto funciona apenas com gasolina. Outra a marca em busca do flex turbo pode ser a Volkswagen. A montadora recentemente lançou o bloco 1.0 12v de três cilindros no Fox Bluemotion e esse mesmo propulsor poderá ganhar uma versão turbinada no SUV compacto Taigun e uma possível versão esportiva do Up! nacional.
Outra montadora que pode entrar nessa corrida é a Ford. A marca também possui um “mini-motor”, o 1.0 EcoBoost de três cilindros, outro que por enquanto ainda só funciona com gasolina. Nesse caso, os turbos da Honeywell poderão resolver a questão.
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