Motor 1.0 três cilindros da VW finalmente estreia no Brasil

Novo propulsor que equipará o Up! chega antes no Fox BlueMotion

Volkswagen Fox Bluemotion com motor de três cilindros | Imagem: Divulgação

Nesta quarta-feira (26), a Volkswagen apresentou à imprensa seu novo motor 1.0 de três cilindros que, em um primeiro momento, será oferecido no Fox BlueMotion e, futuramente, equipará o tão esperado Up!. Fabricado em São Carlos (SP), sem dúvida, trata-se do motor mais moderno lançado pela marca alemã no País, tanto no que diz respeito ao seu processo de produção quanto aos recursos de que dispõe.

Motores de três cilindros já foram lançados no Brasil há mais de quarenta anos pela Vemag, de origem DKW – infinitamente mais simplificados do que encontramos hoje, claro. No entanto, com o passar do tempo, novas regras de diminuição no consumo de combustível e na consequente emissão de gases pediram à engenharia uma solução e ela resgatou os motores três cilindros. Viva o downsizing!

No Brasil, o primeiro modelo a chegar equipado com tal propulsor foi o Kia Picanto, seguido pela Hyundai com o HB20, e assim os novos propulsores mais leves, mais curtos, que gastam e emitem menos começaram a tomar conta do mercado - a JAC e a Fiat devem seguir a tendência aqui e a Peugeot e Ford já usam esses motores no exterior.

Chegou, enfim, a vez da Volkswagen. Seu representante é 24 kg mais leve que seu equivalente na versão quatro cilindros e possui tecnologia bicombustível. Tem potência máxima de 75 cv a 6.250 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 82 cv à mesma rotação, com etanol. O torque máximo é de, respectivamente, 9,7 kgfm (gasolina) e 10,4 kgfm (etanol) - apenas 0,2 kgfm inferior ao seu antecessor.

No entanto, a Volks quer conquistar a clientela pela economia de combustível. Segundo a marca, seu desempenho é exemplar, com média de consumo cidade/estrada de 13,4 km por litro quando abastecido com gasolina.

Confira nesta quinta-feira (26) o preço do Fox Bluemotion equipado com a nova motorização, bem como seu desempenho, avaliado pelo AUTOO pelas estradas do interior de São Paulo.

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