Fabricantes padronizam sistema de recarga para carros elétricos

Novidade prevê uma redução nos custos e facilidades durante uso; chegada ao mercado está prevista para 2013

Tomadas serão padronizadas em 2013 | Imagem: Divulgação

As principais fabricantes dos Estados Unidos e Alemanha começam a se juntar em prol dos veículos ecologicamente corretos. Audi, BMW, Chrysler, Daimler,  Ford, General Motors, Porsche e Volkswagen deram as mãos para criar uma tomada padrão utilizada nos carros elétricos. Segundo nota oficial da SAE Internacional (sociedade internacional de engenheiros), a novidade irá facilitar o uso dos consumidores que optarem por este tipo de automóvel, além de acelerar a implantação da tecnologia e diminuir os gastos com infraestrutura para os pontos de recarga. 

Veja mais: Volkswagen lança versão ecológica do Fox

Para não dar briga entre as concorrentes – que têm tecnologias diferentes em seus veículos elétricos – a tecnologia oferece uma série de opções de recarga, entre elas: corrente alternada de uma, duas ou três fases e corrente contínua, utilizada para recargas rápidas em estações públicas.

Conforme informou a SAE Internacional, o sistema padrão de recarga será apresentado oficialmente no segundo semestre deste ano e os primeiros veículos dotados com esta padronização devem chegar ao mercado internacional em 2013.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!