Fabricantes padronizam sistema de recarga para carros elétricos

Novidade prevê uma redução nos custos e facilidades durante uso; chegada ao mercado está prevista para 2013

Tomadas serão padronizadas em 2013 | Imagem: Divulgação

As principais fabricantes dos Estados Unidos e Alemanha começam a se juntar em prol dos veículos ecologicamente corretos. Audi, BMW, Chrysler, Daimler,  Ford, General Motors, Porsche e Volkswagen deram as mãos para criar uma tomada padrão utilizada nos carros elétricos. Segundo nota oficial da SAE Internacional (sociedade internacional de engenheiros), a novidade irá facilitar o uso dos consumidores que optarem por este tipo de automóvel, além de acelerar a implantação da tecnologia e diminuir os gastos com infraestrutura para os pontos de recarga. 

Veja mais: Volkswagen lança versão ecológica do Fox

Para não dar briga entre as concorrentes – que têm tecnologias diferentes em seus veículos elétricos – a tecnologia oferece uma série de opções de recarga, entre elas: corrente alternada de uma, duas ou três fases e corrente contínua, utilizada para recargas rápidas em estações públicas.

Conforme informou a SAE Internacional, o sistema padrão de recarga será apresentado oficialmente no segundo semestre deste ano e os primeiros veículos dotados com esta padronização devem chegar ao mercado internacional em 2013.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Modelo ganhou novo visual e alguns equipamentos interessantes. Assista
Aviação
Maior avião brasileiro está combatendo incêndios no Pantanal

Maior avião brasileiro está combatendo incêndios no Pantanal

Embraer KC-390 da FAB pode ser convertido para avião bombeiro. Veja como funciona
MOTOO
Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Uma das maiores montadoras do mundo, a gigante indiana construiu fábrica própria em Manaus para produção de motocicletas