Fiat Argo parte de R$ 46.800 com motor 1.0

Modelo é a grande aposta da Fiat para se re-erguer no mercado e terá ao todo sete versões
Fiat Argo 2018

Fiat Argo 2018 | Imagem: Divulgação

A Fiat começa a vender em toda sua rede de concessionários a partir desta quarta-feira (31) um de seus lançamentos mais aguardados dos últimos anos. Trata-se do Argo, modelo que inaugura uma nova geração de hatches compactos no mercado brasileiro, mais espaçosos, bem acabados e equipados. É com o Argo que a Fiat mira nos líderes Chevrolet Onix e Hyundai HB20 e busca conquistar a liderança do segmento. A receita vista no Argo será seguida, em breve, pela nova geração do Volkswagen Polo, Toyota Yaris, dentre outros.

O Fiat Argo chega ao mercado com 7 versões ao todo, combinando os motores 1.0 e 1.3 Firefly, o 1.8 E.torQ Evo VIS e as opções de câmbio manual, automatizado e automático de 6 marchas. Com 3 cilindros e 1.0 litro, Argo Drive tem 77 cv e 10,9 kgmf de torque com etanol. Já com o 1.3 de 4 cilindros os números sobem para 109 cv e 14,2 kgmf com o mesmo combustível. O Argo nas versões Precision e HGT sai de fábrica com o E.torQ Evo VIS de 139 cv a 5.750 rpm e torque máximo de 19,3 kgfm a 3.750 rpm (ambos com etanol). Vale destacar que em todas as versões o Argo oferece start-stop de série e os propulsores contam com sistema que dispensa o “tanquinho” de partida a frio.

A gama de versões do Fiat Argo 2018 é composta da seguinte forma:

Fiat Argo Drive 1.0 - R$ 46.800 (ou R$ 48.790 com a central multimídia)

A versão de entrada é equipada com o motor Firefly 1.0 de três cilindros (77 cv de potência e 10,9 kgfm de torque) com transmissão manual de cinco marchas. Traz de série direção elétrica progressiva, ar-condicionado, display de alta resolução no quadro de instrumentos, banco do motorista com ajuste de altura, cintos de segurança retráteis de três pontos para todos os ocupantes, sistema start-stop, ISOFIX, travas elétricas e vidros dianteiros com acionamento elétrico.

Fiat Argo Drive 1.3 – R$ 53.900

Traz o motor Firefly 1.3 com potência de 109 cv e torque de 14,2 kgfm acoplado a transmissão manual de 5 marchas. Adiciona à versão 1.0 o sistema de monitoramento da pressão dos pneus, central multimídia de 7” com tela sensível ao toque e compatível com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto (esse item exclusivo é de série a partir desta versão), volante com comandos do rádio e telefone e 2ª porta USB para o passageiro traseiro.

Fiat Argo Drive 1.3 GSR – R$ 58.900

Acrescenta a transmissão automatizada de 5 marchas GSR (Gear Smart Ride) Comfort. Esta versão conta também com controle de tração (TC), controle eletrônico de estabilidade (ESC) e sistema Hill-Holder, que evita que o carro se mova em breves paradas com inclinação. Assim como no Uno e no Mobi com o câmbio robotizado, nesta versão o Argo também conta com a função Sport, que aciona um modo de condução mais esportivo. Também são oferecidas as borboletas para trocas de marchas no volante. O sistema conta ainda com a função Auto-Up Shift Abort, que, em situações que pedem mais desempenho, evita que o câmbio avance para a próxima marcha, otimizando a performance. O Argo Drive 1.3 GSR também traz o “ambient lights” (jogo de iluminação interno diferenciado), controlador de velocidade de cruzeiro, apoia braço para o motorista, vidro elétrico traseiro e retrovisores externos elétricos com função tilt down e repetidores laterais como itens a mais que a versão Drive 1.3 manual.

Fiat Argo Precision 1.8 – R$ 61.800

Esta versão conta com motor E.torQ 1.8 16V Evo VIS, que atinge potência de 139 cv e 19,3 kgfm de torque acoplado à transmissão manual de 5 marchas. Na lista de itens de série ele conta com alarme antifurto, faróis de neblina, faróis com luz de posição a LED, rodas de liga leve aro 15” e banco traseiro bi-partido 60/40. Todos os Argo 1.8 contam com os controles de tração e estabilidade. 

Fiat Argo Precision 1.8 automático – R$ 67.800

A versão acrescenta o câmbio automático de 6 marchas, com possibilidade de trocas sequenciais por borboletas no volante. Ela acrescenta também o controlador de velocidade de cruzeiro, apoio de braço para o motorista, volante revestido de couro e o pacote “ambient lights” de iluminação interna.

Fiat Argo HGT 1.8 – R$ 64.600

Versão esportiva da gama, o Argo HGT também conta com o motor E.torQ 1.8 Evo VIS de 139 cv combinado ao câmbio manual de 5 marchas. Oferece itens exclusivos como o display multicolorido de 7” de alta definição e personalizável no quadro de instrumentos. Externamente ele se diferencia pela grade dianteira inferior com acabamento vermelho, spoilers no para-choque, moldura preta na parte inferior da lateral e nas caixas de roda, ponteira de escapamento trapezoidal cromada, rodas de liga leve aro 16” e uma calibração de suspenção mais esportiva. Por dentro também há detalhes exclusivos, como o revestimento vermelho na parte central do painel. Também traz como diferencial uma calibração de suspensão e controle de estabilidade voltados para uma condução mais esportiva.

Fiat Argo HGT 1.8 automático – R$ 70.600

Como as demais versões equipadas com câmbio automático, ela conta com o mesmo visual esportivo e borboletas para troca de marchas no volante, além do controlador de velocidade e do apoio de braço para o motorista.

Série especial Opening Edition Mopar – (preço ainda não divulgado)

Baseada na versão HGT 1.8 automática, essa série limitada a 1000 unidades traz um conjunto de acessórios Mopar, montados no Custom Shop da fábrica de Betim. Disponível apenas na cor azul Portofino, ele vem com teto e retrovisores externos pintados de preto, e aerofólio na tampa traseira, também na cor preta. Entre os acessórios Mopar, destaque para rodas de alumínio escurecidas aro 16”, protetor de soleira das portas, tapetes de borracha e carpete, kit de alto-falantes de alta performance com 60 W e o logotipo “Mopar” nas colunas traseiras. Além disso, o Opening Edition Mopar vem com o Mopar Vehicle Protection (MVP), o que inclui o custo das três primeiras revisões no preço pago na hora da compra.

A previsão da Fiat é comercializar em torno de 5.000 unidades/mês do Argo, número que consideramos conservador para quem deseja disputar mercado com Chevrolet Onix e Hyundai HB20. "Nesse primeiro momento esperamos ganhar ritmo de produção e, em 2017, trabalharmos com um volume maior", revelou para o AUTOO o assessor técnico da Fiat, Ricardo Dilser. Dentro do mix de vendas do Argo, as opções Drive deverão responder por cerca de 75% do volume de vendas, com destaque para a participação das configurações Drive 1.0 com 35% desse total e a Drive 1.3 manual com outros 30%.  

A Fiat oferecerá um prazo de garantia de 3 anos para o Argo, enquanto a Mopar terá uma linha de 53 acessórios para o modelo, que contempla, dentre outros a central multimídia de 9", rodas de alumínio aro 16" escurecidas, teto com adesivo plotado preto fosco, kit de alto-falantes de alta performance, iluminação especial interna, engate para reboque, alarme e sensor de estacionamento. 

Assine a newsletter semanal do AUTOO!