Fiat Chrysler vai injetar até R$ 7,5 bi em Pernambuco

Unidade de Goiana deverá receber aprimoramentos e novo modelo
Jeep Renegade 2019

Jeep Renegade 2019 | Imagem: Divulgação

Na próxima quarta-feira (22) a Fiat Chrysler vai realizar uma coletiva de imprensa em sua sede em Betim (MG) para esmiuçar seu ciclo de investimentos no Brasil revelado na metade do ano passado. Enquanto isso, antecipa o jornal Diário de Pernambuco, a fabricante poderá destinar um montante que pode alcançar R$ 7,5 bilhões no Estado nordestino, o qual abriga a fábrica do grupo na cidade de Goiana.

A quantia será utilizada até 2024 e tem como destino ampliar a capacidade produtiva da unidade, investir em novas tecnologias e atrair novas fábricas para o parque de fornecedores do polo automotivo da Jeep. Com isso, o volume de produção no local deverá passar de 250 mil para 350 mil carros/ano, com a excelente notícia de que mais 9 mil empregos serão gerados. Hoje em dia cerca de 13.600 pessoas trabalham na unidade.

Atualmente, em Goiana, são produzidos modelos da Fiat e da Jeep que compartilham a mesma plataforma, no caso a Fiat Toro e os Jeep Renegade e Compass, trio que obteve excelente aceitação no mercado brasileiro e coleciona ótimos números de vendas.

O Polo Automotivo de Goiana é a fábrica mais moderna da FCA no mundo e, em quatro anos de atividade, já soma 600 mil veículos produzidos. “O ritmo de produção é intenso e chegou à marca de mil veículos por dia. São 14 meses de operação em três turnos para suprir o Renegade, Jeep Compass e Fiat Toro para os mercados brasileiro e sul-americanos”, acrescenta a FCA em comunicado oficial. "A questão mais estratégica para o futuro do Polo está na redução do importante gap logístico da Região Nordeste, que resulta em ineficiências ao longo de toda a cadeia produtiva", explica a fabricante. 

Novidades para a fábrica pernambucana 

Por questões estratégicas, obviamente, a FCA não adianta as novidades que a unidade de Goiana poderá receber em termos de produto. 

No mundo das especulações, muito é falado nos bastidores de que a Fiat Chrysler trabalha em uma versão "fechada" da Toro, talvez até inspirada pela conceito Fastback revelado no Salão de São Paulo 2018. Outra possibilidade também contempla a criação e a consequente produção de uma variante do Jeep Compass com 7 lugares na fábrica pernambucana. Como a unidade já foi planejada para atender a plataforma de Toro, Renegade e Compass, qualquer variação desses modelos poderia ser facilmente adaptada por lá. 

Vamos acompanhar de perto os próximos passos do conglomerado por aqui.  

Atualização (17/05 às 17h49): a FCA entrou em contato com o Autoo para esclarecer que o investimento destinado para a fábrica em Goiana faz parte do montante anunciado no ano passado e não é um "novo ciclo de investimento" como havíamos reportado anteriormente. Agradecemos à fabricante pelo contato e pedimos desculpas pelo erro a todos os leitores.  

 

Jeep Renegade, Fiat Toro e Jeep Compass: a gama produzida pela FCA atualmente em Goiana
Jeep Renegade, Fiat Toro e Jeep Compass: a gama produzida pela FCA atualmente em Goiana
Imagem: Divulgação

 

 

 

Assine a newsletter semanal do AUTOO!
Tags