Fiat garante que Idea, Bravo e Linea seguem em produção

Com vendas em baixa, modelos teriam saído de linha em junho, segundo site
Idea, Bravo e Linea: com vendas em baixa, modelos podem sair de cena, embora Fiat negue

Idea, Bravo e Linea: com vendas em baixa, modelos podem sair de cena, embora Fiat negue | Imagem: Divulgação

Em baixa nas vendas em 2016, os modelos Idea, Bravo e Linea emplacaram apenas 300 unidades em junho. Além da idade, pesa contra eles não só o mercado em geral em queda, mas também fatores como categoria que perdeu espaço na preferência do consumidor (minivans e hatches) e concorrência mais jovem (sedãs).

Por isso, a notícia que a Fiat teria encerrado sua produção em junho, publicada pelo confiável site Autos Segredos, parece natural. Mas a montadora nega: “A Fiat reestruturou o fluxo produtivo da fábrica de Betim, otimizando a organização dos modelos em três linhas de montagem. Essa estratégia não resultará no fim de produção de nenhum modelo”, garante a empresa ao ser questionada pelo AUTOO.

De acordo com a Fiat, a linha 4, responsável por produzir os três modelos, foi desativada, mas que antes disso Idea, Bravo e Linea tiveram sua produção acelerada “para aumentar o estoque, garantindo o fornecimento normal ao mercado até a organização das linhas de produção”, complementa o comunicado.

Projeto X6H

A mudança no layout de produção de Betim faz todo o sentido. A maior parte das fabricantes tem investido em plataformas globais e em modelos que compartilhem o máximo de componentes a fim de otimizar a produção e baixar custos. O atual portfólio da Fiat é bem vasto a ponto de exigir quatro linhas de montagem diferentes, algo que não segue esses novos preceitos da indústria.

Como especula-se que a Fiat está investindo no projeto X6H, que deve dar origem a um modelo “super compacto” capaz de atrair clientes que procuram um veículo moderno e com estilo diferenciado, imagina-se que o rearranjo da fábrica possa ter a ver com esse motivo.

No entanto, um trecho do comunicado deixa no ar a sensação de que, de fato, os três carros estão mesmo dando adeus, conforme o Autos Segredos apurou com pessoas de dentro da fábrica: “A produção desses modelos retornará, de acordo com a demanda de mercado”, finaliza o texto da Fiat. Ou seja, se depender da ‘demanda do mercado’, Bravo, Linea e Idea não deverão voltar tão cedo.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Volvo XC40, um SUV elétrico com preço mais acessível

Volvo XC40, um SUV elétrico com preço mais acessível

Modelo custa menos que similares alemães e não decepciona. Confira avaliação
Aviação
Embraer tenta vender o avião de ataque A-29 Super Tucano para Gana

Embraer tenta vender o avião de ataque A-29 Super Tucano para Gana

País africano quer usar turboélice brasileiro para combater grupos terroristas e pode encomendar até cinco aeronaves
AUTOO
Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Acompanhe as notícias sobre automóveis do site de forma mais rápida e prática!