A Fiat lançou ontem a pedra fundamental de sua nova fábrica no Complexo Industrial Portuário de Suape, na região metropolitana de Recife (PE). O evento promocional contou com a presença do presidente Luís Inácio Lula da Silva e o CEO do Grupo Fiat, o italiano Sergio Marchionne, além de mais de 1.000 convidados de diversas áreas.

Segundo comunicado da empresa, a nova planta consumirá um investimento de R$ 3 bilhões e terá capacidade para produzir 200 mil veículos a partir 2014, quando a unidade será concluída. A linha de montagem ocupará um terreno de 4,4 milhões metros quadrados e terá em seu entorno também fabricantes de componentes e sistemas, reduzindo custos de produção.

A fábrica em Suape abrigará a produção de novos automóveis da Fiat desenvolvidos no Brasil e voltados para a demanda local e de consumidores latino-americanos. A marca, no entanto, ainda não divulgou quais produtos fará em sua nova linha do Pernambuco. Atualmente, a montadora possui no Brasil apenas a unidade de Betim (MG), inaugurada em 1976 e hoje com uma capacidade produtiva de 950 mil carros por ano.

Thiago Vinholes

|