Fiat mostra Panda e Freemont nas novas versões Cross

Compacto com tração 4x4 e crossover recebem visual off-road no Salão de Genebra

Fiat Panda 4x4 ganha versão cross na Europa | Imagem: Divulgação

A Fiat vai preencher seu estande do Salão de Genebra com automóveis aventureiros. O evento, que começa no início de março na Suíça, tem presença confirmada de ao menos dois modelos com vestimenta cross- o compacto Panda 4x4, vendido apenas na Europa, e o conhecido dos brasileiros Freemont.
 
Nas novas versões aventureiras, ambos os modelos são incrementados com diversos detalhes para ficarem com aparência mais off-road. O Panda 4x4 recebeu extensos apliques em plástico na carroceria, que agora chegam até a envolver os faróis dianteiros por completo. 
 
O jipinho, que é primo do Uno (eles são até parecidos), ainda recebeu novo conjunto óptico dianteiro com luzes em LEDs, novas rodas de 15 polegadas, além de para-choques redesenhados com adornos prateados, enfeites estes que também envolvem parte da porta, expondo os logotipos Cross.
 
Dentre os recursos tecnológicos que o Panda Cross oferece estão o controle de estabilidade com bloqueio de diferencial, opções entre 3 tipos de condução e controle de partida em declive. O modelo será oferecido com duas opções de motorização, um 1.3 diesel com 79 cv ou o 0.9 Twin Air turbo de 89 cv.

Veja também: Punto Avventura leva receita brasileira aos indianos

Já o Freemont Cross recebeu mudanças um pouco mais sutis. Novos para-choques escurecidos e saias laterais com detalhes prateados, grade frontal pintada de preto, novas rodas de 19 polegadas escurecidas e bancos de couro exclusivos fazem parte do pacote.

Dentre as opções de motorização estão dois 2.0, sendo que um deles trabalha oferecendo 138 cv enquanto o mais potente é capaz de gerar 168 cv. Ambos são oferecidos com transmissão de seis marchas, sendo que a versão menos potente é apenas manual, enquanto a mais forte pode ser automática. Apenas esta versão topo de linha, automática e com 168 cv, pode ser equipada com tração integral, enquanto todas as outras são movidas apenas por trações dianteiras.

Infelizmente, não está nos planos da Fiat trazer nem o Freemont Cross, nem o Panda 4x4 Cross ao Brasil. As vendas dos modelos aventureiros deverá começar ainda este ano, apenas na Europa.

Uma possível crítica aos lançamentos da Fiat está na ausência de algum novo modelo, que poderia encabeçar o estande da marca em um evento importante como o Salão de Genebra. Com a falta de uma grande novidade, restou à companhia italiana “enfeitar” veículos já conhecidos pelo público.