Fiat prepara uma nova investida no Brasil a partir de 2020

Novos motores turbo, renovação da gama... veja tudo o que a italiana está preparando
Fiat Argo 2018

Fiat Argo 2018 | Imagem: Divulgação

Não é de hoje que os motores turbo têm feito sucesso no mercado. Por isso não é desse estranhar que a Fiat esteja desenvolvendo um propulsor do tipo no Brasil. Conforme o site Motor1 revelou, a montadora italiana já testa a versão do sedã Cronos equipado com esse motor.

De acordo com o site, o motor tem como base o Firefly 1.3 aspirado, hoje usado pelo Uno e o Argo. Com o turbo, o carro ganharia mais desempenho, entre 150 e 160 cv de potência, maior que os 139 cv de força (etanol) e 135 cv de potência (gasolina) do motor 1.8 litro E.torQ - o torque ficaria na casa dos 23.9 kgfm.

Se confirmados os números, o sedã Cronos seria, por exemplo, mais potente que o Chevrolet Cruze, que usa um 1.4 turbo. O sedã americano tem 150 cv de força a 5.600 rpm na gasolina, já no etanol, são 153 cv de potência a 5.200 rpm. Respectivamente, o torque fica com 24 kgfm a 2.100 rpm e 24,5 kgfm a 2.000 rpm.

A nova motorização deve ser econômica por ter injeção direta, logo, atenderá às demandas de emissões de gases nocivos ao meio ambiente. Se o propulsor for satisfatório acabará tomando o lugar do 1.8 E.torQ, não só no Cronos como no Argo e em outros modelos da FCA.

Fator Argo

Atualmente a Fiat trabalha com o propulsor 1.0 de 3 cilindros e 8 válvulas que equipa o Mobi, o Uno e o Argo. É um motor econômico, porém mais fraco que alguns rivais. Acima vem o 1.3 de 4 cilindros e depois a família E.torQ, motores aspirados que foram “herdados” da compra da antiga Tritec, empresa paranaense que produzia motores para o Mini Cooper na década passada.

Ou seja, um motor turbo na faixa dos 150 cv pode servir como base para vários carros da marca no futuro. A expectativa, segundo o Motor1, é que o novo motor seja lançado entre 2019 e 2020. 

Já na próxima década... 

Uma outra fonte, dessa vez o site Autos Segredos, traz uma matéria bem reveladora sobre o futuro da Fiat em nosso país. A reportagem, assinada por Marlos Ney Vidal, aponta para a chegada das novas gerações do Uno em 2020, da Strada em 2021, Argo e Fiorino em 2023 e do Cronos e do Mobi em 2024. Modelos como o Doblò e a Weekend deverão ser descontinuados até lá. 

Ainda de acordo com o site, é bem possível que a Fiat resgate o saudoso Uno Turbo, que utilizaria uma versão sobrealimentada do motor 1.0 de 3 cilindros da família Firefly. Sem dúvida nenhuma uma pedida muito interessante. 

 
 
Fiat Argo 2018
 
Fiat Argo 2018
Fiat Argo 2018
Fiat Argo 2018
 
Fiat Argo 2018
Fiat Argo 2018
Fiat Argo 2018
 
Fiat Argo 2018
Fiat Argo 2018
Preços do Cronos no Brasil devem começar por volta de R$ 59 mil
 
Preços do Cronos no Brasil devem começar por volta de R$ 59 mil
Preços do Cronos no Brasil devem começar por volta de R$ 59 mil
Motor Firefly 1.3: versão turbo a caminho
 
Motor Firefly 1.3: versão turbo a caminho
Motor Firefly 1.3: versão turbo a caminho
 
 
Assine a newsletter semanal do AUTOO!