Na Europa, o Fiat Punto assume o nome Punto Evo. O sobrenome foi adicionado em 2010, quando a montadora mudou o visual do carro para o mercado europeu. E mais mudanças estão por vir, conforme aponta o website Autoblog.it. A próxima novidade para o hatch italiano será a introdução do motor TwinAir ainda catálogo de versões, algo programado para o 4º trimestre deste ano.

O TwinAir, já utilizado no Cinquecento à venda no Velho Continente, é um pequeno motor dois cilindros de 875 cm³ de deslocamento desenvolvido pela Fiat Powertrain Technologies. A versão empregada no compacto 500 gera 85 cv e 14 kgfm de torque, números que deverão ser mantidos quando o motor estiver debaixo do capô do Punto Evo. A publicação ainda aponta que o propulsor de baixa cilindrada também será utilizado no Alfa Romeo Mito, porém, com 105 cv.

E no Brasil?

Em curto prazo, o motor TwinAir ainda não será utilizado em carros da Fiat no mercado brasileiro. Uma possibilidade cogitada é seu emprego no futuro compacto que a marca prepara para 2014, que será produzido na nova fábrica da marca em Suape (PE), ainda em fase de construção. Já o Punto nacional deve adotar o visual do modelo europeu em 2012. A fabricante, no entanto, não comenta os assuntos.

Thiago Vinholes

|