Fiat Punto ganhará motor TwinAir na Europa

Bloco de baixo consumo tem apenas dois cilindros. Lançamento é esperado para o 4º trimestre

Fiat Punto Evo 2010 | Imagem: divulgação

Na Europa, o Fiat Punto assume o nome Punto Evo. O sobrenome foi adicionado em 2010, quando a montadora mudou o visual do carro para o mercado europeu. E mais mudanças estão por vir, conforme aponta o website Autoblog.it. A próxima novidade para o hatch italiano será a introdução do motor TwinAir ainda catálogo de versões, algo programado para o 4º trimestre deste ano.

O TwinAir, já utilizado no Cinquecento à venda no Velho Continente, é um pequeno motor dois cilindros de 875 cm³ de deslocamento desenvolvido pela Fiat Powertrain Technologies. A versão empregada no compacto 500 gera 85 cv e 14 kgfm de torque, números que deverão ser mantidos quando o motor estiver debaixo do capô do Punto Evo. A publicação ainda aponta que o propulsor de baixa cilindrada também será utilizado no Alfa Romeo Mito, porém, com 105 cv.

E no Brasil?

Em curto prazo, o motor TwinAir ainda não será utilizado em carros da Fiat no mercado brasileiro. Uma possibilidade cogitada é seu emprego no futuro compacto que a marca prepara para 2014, que será produzido na nova fábrica da marca em Suape (PE), ainda em fase de construção. Já o Punto nacional deve adotar o visual do modelo europeu em 2012. A fabricante, no entanto, não comenta os assuntos.

Thiago Vinholes

Thiago Vinholes

Recomendados por AUTOO

Youtube
Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Modelo ganhou novo visual e alguns equipamentos interessantes. Assista
Aviação
Maior avião brasileiro está combatendo incêndios no Pantanal

Maior avião brasileiro está combatendo incêndios no Pantanal

Embraer KC-390 da FAB pode ser convertido para avião bombeiro. Veja como funciona
MOTOO
Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Uma das maiores montadoras do mundo, a gigante indiana construiu fábrica própria em Manaus para produção de motocicletas