Fiat ressuscita o Tipo em versão europeia do Egea

Novo sedã da Fiat vai ser lançado no continente para substituir o Linea

Fiat Egea | Imagem: Divulgação

O nome Tipo, que batizou um modelo de sucesso da Fiat entre os anos de 1988 e 1995, deverá voltar a ser usado em um automóvel da Fiat. Ao que tudo indica, o novo sedã Egea, revelado em maio deste ano, deverá homenagear o antigo hatchback da marca em sua versão a ser destinada a mercados da Europa Ocidental.

O novo Fiat será comercializado também em mercados de África e Oriente Médio, além da Turquia, sendo o único local onde o automóvel será chamado de Egea. Ainda não se sabe se o modelo vai estar disponível no Brasil, mas segundo rumores a marca pode estar planejando a produção do sedã na planta do grupo FCA em Goiana, Pernambuco.

O Fiat Egea mede 4,5 metros de comprimento, 1,78 m de largura e 1,48 m de altura, com distância entre-eixos de 2,64 m. Já o porta-malas comporta 510 litros. Tais medidas são semelhantes as do Linea, que deve sair de linha para a chegada do novo modelo.

Carreira de altos e baixos no Brasil

O Tipo chegou ao país em 1993 e tornou-se um fenômeno de vendas graças ao pacote generoso de equipamentos e o preço acessível. Inicialmente, importado da Itália, o Tipo passou a ser fabricado no Brasil pouco tempo depois. Tudo ia bem até que um problema com a direção hidráulica virar motivo de um recall devido a seguidos incêndios. A chegada de novos concorrentes somada a esse problema acabou encerrando a carreira do modelo mais cedo do que se imaginava - ele foi substituído pelo Brava em 1999 tempos depois de sair de linha.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Strada: qual o segredo de sucesso da picape?

Fiat Strada: qual o segredo de sucesso da picape?

5 pontos que explicam por que o veículo vende tanto até hoje
Aviação
Embraer revela seu primeiro táxi-voador!

Embraer revela seu primeiro táxi-voador!

Veículo elétrico ainda não leva pessoas e será testado em voo ainda em 2024
MOTOO
Royal Enfield Guerrilla 450: todos os detalhes e 50 fotos

Royal Enfield Guerrilla 450: todos os detalhes e 50 fotos

Conheça preço, ficha técnica, desempenho, motor cores e versões da moto confirmada para o Brasil