Fiat Strada Cabine Dupla ganhará porta traseira

Picape chegará ao mercado em outubro com porta suicida apenas do lado direito, além de mudanças visuais

Fiat Strada Adventure Cabine Dupla | Imagem: Divulgação

Há uma lenda que a Fiat teria estudos na gaveta para todos os seus modelos, até ideias das mais bizarras. A teoria explicaria a rapidez e a originalidade com que a marca saca novas versões de seus veículos. A mais nova delas tem data para chegar: outubro. É quando será lançada a Strada Cabine Dupla com porta traseira do tipo suicida, aquela que é articulada na traseira e que foi famosa no passada em modelos como o DKW e o caminhão FNM.

No caso da Fiat, no entanto, o sistema é mais semelhante ao usado pelo esportivo RX-8, da Mazda, em que a porta traseira está presa pela porta dianteira, ou seja, depende da segunda para poder ser movimentada, como um artifício de segurança.

A solução surgiu da necessidade de facilitar o acesso ao banco traseiro, que não é prático. A Fiat, no entanto, optou por oferecer a porta traseira apenas do lado direito, o da calçada normalmente, assim como no Veloster, da Hyundai.

Visual novo na linha 2014

A Fiat aproveitará também para lançar a linha 2014 da Strada com modificações visuais, conforme flagrou o site Autos Segredos. A picape terá um grande friso na lateral, como a Palio Weekend, além de lanternas maiores localizadas apenas nas laterais.

A Strada, ao contrário dos seus irmãos Palio, Siena e Palio Weekend, mantém o domínio absoluto do segmento de picapes compactas mesmo com o projeto mais antigo. Ela vende quase o dobro da Saveiro, a 2ª colocada.